Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

COVID-19

Prefeitura se prepara desde janeiro contra pandemia e terá mais de 120 leitos para casos de coronavírus

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura se prepara desde janeiro contra pandemia e terá mais de 120 leitos para casos de coronavírus
O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, afirmou que o Executivo Municipal vem se preparando desde o final de janeiro contra o coronavírus. O antigo Pronto Socorro passou por obras e será a unidade de referência para o tratamento do vírus. Somente nesta unidade serão disponibilizados 120 leito. Outras unidades de saúde do município também devem ser adaptadas para atender os pacientes que contraírem a doença.


Leia mais:
"É uma coisa séria o que o presidente fez, jogando por terra o trabalho do ministro", diz secretário sobre Bolsonaro

Até o momento Cuiabá tem 42 casos suspeitos de coronavírus e cinco confirmados. Os confirmados, no entanto, são casos leves, e somente uma das pessoas está internada, por escolha do paciente e do médico.

A projeção, porém, é que o pico de contaminação ocorra entre o final do mês de abril e início de maio. O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, afirmou que Cuiabá já vem se preparando contra o vírus desde o mês de janeiro.

"Cuiabá vem fazendo o dever de casa desde janeiro. Estamos fazendo este planejamento desde 30 de janeiro, quando o surto estourou na China, e prevendo uma pandemia, prevendo que poderia transformar em um caso sério e mundial, o que acabou se concretizando, nós já estávamos com o fluxograma pronto", disse.

Possas explicou que o antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá passou por reformas para se tornar unidade de referência contra o vírus. No total, lá serão 120 leitos. O secretário afirmou que o Hospital São Benedito também deve ser adaptado para o tratamento do vírus.

"Cuiabá colocou como unidade de referência o antigo Pronto Socorro Municipal, estamos terminando de fazer uma reforma física lá, estamos habilitando lá 40 UTIs, com possibilidade de progressão de mais 20, e 80 leitos de retaguarda, são 120 leitos, com possibilidade de mais. Já estamos esvaziando o Hospital São Benedito também, exceto o corredor do AVC, que não pode parar, e de qualquer maneira as outras doenças também continuam, só paramos as cirurgias eletivas, aquelas que dá para esperar sem correr risco à saúde", explicou.

A Prefeitura também contratou 40 leitos do Hospital Militar, para tratamento dos pacientes que foram transferidos do antigo Pronto Socorro, que não estão infectados com coronavírus. Outras unidades também devem ser daptadas, de acordo com a necessidade.

"Estamos esvaziando os hospitais que estavam já lotados e vamos abrir semana que vem a UPA Verdão que será totalmente referenciada ao coronavírus. Ela foi readaptada para atender só os casos de coronavírus, então nós vamos ficar com uma rede sentinela totalmente voltada para atender esta questão, pois o pico da doença deve começar entre 15 e 20 de abril. Estamos nos preparando, se for preciso ampliaremos mais ainda, hoje tenho uma reunião com os hospitais filantrópicos para ver a disponibilidade de leitos que vamos reservar com eles também para atender a questão do coronavírus", afirmou o secretário.

Possas também explicou que o HMC não foi cnsiderado como unidade de referência devido à sua atual ocupação e o risco que o tratamento do vírus traria aos pacientes que estão lá.

"Eu não posso colocar dentro do HMC o coronavírus, lá as UTIs estão lotadas, os apartamentos estão lotados, por outros tipos de doença, e se eu levar lá para dentro um vírus que não sabemos quando vai terminar, eu posso contaminar o hospital inteiro. Então por isso que preparamos o Pronto Socorro antigo, que não estava funcionando com toda a sua capacidade, foi fácil transferir as pessoas que estavam lá, para outras unidades", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet