Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de março de 2020

Notícias / Política MT

Deputado reforça necessidade de isolamento e faz projeção de leitos para tratar Covid-19

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

26 Mar 2020 - 14:19

Foto: Rogério Florentino/OD

Deputado reforça necessidade de isolamento e faz projeção de leitos para tratar Covid-19
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) calculou diferentes cenários da epidemia da Covid-19 em Mato Grosso para projetar o número de leitos que serão necessários para tratar os pacientes. O parlamentar alerta que o isolamento social é a medida mais eficaz para conter o avanço do coronavírus ainda no início da epidemia. Quanto mais rápida for a propagação do vírus, maior será a necessidade de vagas nos hospitais.

Leia também
Secretário diz que empresas vão ter que cumprir leis: ‘Não é fala do presidente que irá mudar tudo’


“Depois do pronunciamento no mínimo desastroso do presidente, é muito importante reforçar as recomendações das autoridades sanitárias: diminuir a circulação de pessoas para reduzir a velocidade de disseminação do vírus. Quanto mais espaçada for a duração da epidemia, quanto mais achatada for a curva da epidemia, menor será a sobrecarga no sistema de saúde. O melhor mecanismo que temos para isso hoje é o isolamento social”, explicou.

Cabral, que atua há mais de 20 anos na saúde coletiva e no tratamento de doenças nas populações, fez as projeções com base na população de Mato Grosso e no avanço do coronavírus em outros países. Ele considerou que cerca de 15% dos infectados precisariam de internação em leitos gerais e 5% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com um tempo médio de permanência de 7 dias nos leitos gerais e 12 dias na UTI.

Pelos cálculos, se 1% da população mato-grossense for infectada pelo coronavírus, ou seja, 34.845 pessoas, 5.227 devem ser internadas e 1.742 devem precisar de leitos de UTI. Se isso acontecer num período de três meses, Mato Grosso precisará de 407 leitos gerais e 232 leitos de UTI. Se a epidemia avançar mais lentamente, ao longo de seis meses, por exemplo, a quantidade de leitos necessários será reduzida pela metade, com necessidade de 203 leitos gerais e 116 leitos de UTI.

Num cenário extremo, em que 5% da população do estado, ou seja, 174.223 pessoas sejam infectadas, 26.133 precisarão ser internadas, sendo 8.711 na UTI. Se essa disseminação acontecer num intervalo de três meses, serão necessários 2.033 leitos gerais e 1.161 leitos de UTI. Se o intervalo for de seis meses, a necessidade será de 1.016 leitos gerais e 581 leitos de UTI.

Nesta quarta-feira (25), Lúdio enviou ofício ao governador pedindo informações sobre as projeções do governo para a quantia necessária de leitos hospitalares gerais, de leitos de UTI e de respiradores mecânicos. O deputado questionou ainda quantos leitos já estão disponíveis no estado e quantos serão abertos para o tratamento da Covid-19, bem como a distribuição desses leitos pelas unidades de saúde dos 141 municípios e qual o cronograma de entrega dos novos leitos.

Lúdio Cabral alertou ainda para a falta de proteção aos profissionais da saúde, que lidam diretamente com pessoas infectadas pelo coronavírus. “O vírus já está circulando entre nós. Os equipamentos de proteção individual (EPI) ainda não chegaram e os trabalhadores da saúde estão expostos ao risco de serem infectados”, observou. (com assessoria)
 

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Carlos
    27 Mar 2020 às 09:48

    PETISTA não tem credibilidade de falar em nenhum assunto, pois pra eles quanto pior melhor. #forapt

  • Pau de guarda chuva
    27 Mar 2020 às 06:21

    Seu salário deputado está na conta todos os meses certinho que somos nós que pagamos vocês já trabalham muito né. Doa seu salário p comprar álcool gel ,máscara vitamina c para população carente .fala para seus colegas doarem um mês só dos seus salário p isso É fácil falar ,vai fazer algo de bom

  • Dener
    26 Mar 2020 às 20:05

    Atua na saúde por 20 anos??? Esse sujeito vive de política há 20 anos e nunca prestou serviço algum à saúde pública de MT. O partido dele mandou e desmandou por 13 anos e o resultado foi uma roubalheira sem fim...

  • Rubens Tadeu Reynaud
    26 Mar 2020 às 16:53

    Tem que liberar tudo e isolar somente os velhos.

  • João
    26 Mar 2020 às 16:26

    Pois é. .. com certeza vai faltar leitos!!! Mas o cachaceiro falou que investir em hospitais era retrocesso .. que fazer estádios pra copa era mais importante Então coloca o povo nós estádios. Agora vem esse petistas querer falar alguma coisa. Hipócrita

  • Fátima
    26 Mar 2020 às 16:07

    Ta vivo e PT kkkkkkkk

  • Mulher ma
    26 Mar 2020 às 16:02

    Esse babaca pensa que o povo ganha o salario Igual ao dele. Pobre nao escolha Temos que trabalhar O ptbosta quer quebrar o brasil Acorda seus trouxas.

  • Zeca
    26 Mar 2020 às 15:58

    O isolamento social continua mantido. O que esse sujeito está querendo falar?

  • cidadão consciente
    26 Mar 2020 às 15:27

    o governador tem que ser responsabilizado por vidas sacrificadas pelo seu decreto que liberou os shoppings e o comércio em geral.

  • Cidadã
    26 Mar 2020 às 15:05

    Contra a população neh? Tá de barriguinha cheia?

Sitevip Internet