Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de junho de 2020

Notícias / Cidades

Clientes podem pedir prorrogação do pagamento de dívidas em bancos, diz Procon

Da Redação - Bruna Bom

28 Mar 2020 - 14:12

Foto: Reprodução

Clientes podem pedir prorrogação do pagamento de dívidas em bancos, diz Procon
Aqueles que possuem dívidas com bancos podem prorrogar por 60 dias o vencimento dos contratos que estejam vigentes e em dia. Dessa forma, a Secretaria Adjunta de Direito e Defesa do Consumidor (Procon) orienta os consumidores interessados a procurarem os canais de atendimento dos respectivos bancos para solicitar a prorrogação da dívida. A medida não inclui boletos de consumo geral como água, luz, telefone e tributos.

Leia mais:
Conselho de Enfermagem repudia decreto: “Ficar em casa é uma forma de proteger quem não pode”

A medida, que atinge os cinco maiores bancos que atuam no País - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e beneficiará clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

O objetivo, segundo a Federação, é amenizar os efeitos negativos do coronavírus no emprego e na renda. Para prorrogar a dívida, o cliente - pessoa física e micro e pequenas empresas - deve entrar em contato com seu banco e expor seu caso para saber das condições disponíveis. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos. A prorrogação não é automática, depende da solicitação do cliente junto ao banco. 

Segundo a Febraban, não é necessário ir presencialmente à agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • CArlos
    29 Mar 2020 às 11:59

    Mentira deslavada dessas instituições. Isso já existia antes da pandemia. Eles renegociam a dívida com taxas estratosféricas. No final você paga de 3 a 5 x o valor anterior.

  • Herold
    29 Mar 2020 às 08:26

    Pois é, um atendente da caixa me informou a acessar o site da: caixa.gov.com.be/caixa com você O problema que tive é que pedem senha e senha usada pra retirada de boleto não funciona nessa página.

  • Pessoa
    28 Mar 2020 às 23:45

    O banco do Brasil não aceita segurar por 60 dias, única opção é prorrogar com tx de juros de 3%. Detalhe: somente pode ser feito esse procedimento se a pessoa tiver margem consignável. Dificulta mesmo.

  • Victor Maldonado ianovich
    28 Mar 2020 às 23:02

    Não tô conseguindo liga pra paralisa as parcela do meu carro

  • Sandra Pedra 90
    28 Mar 2020 às 16:15

    Joguei fora minhas contas de luz, água e IPTU. Vivemos pânico de guerra com coronavirus. Prefiro comer que pagar contas.

  • Regina
    28 Mar 2020 às 15:32

    E o IPTU de Cuiabá como é que fica???? O prefeito Emanuel dinheiro não fala nada, fica na moita. ,Em várzea grande a prefeitura já adiou o pagamento.

  • Robson José
    28 Mar 2020 às 15:26

    Os canais de atendimento da Caixa os atendentes dizer que não existem informações sobre a pausa de emprestimos CDC por exemplo, eles dizem não saber nada sobre isso, mesmo o site da instituição propagando que é possível a pausa nas parcelas. Seria importante o Procon verificar isso, dessa forma o banco está fazendo propaganda enganosa.

Sitevip Internet