Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PRIMEIRO PASSO

Comissão aprova decreto de calamidade imposto por governador e projeto segue para Plenário da AL

Foto: Tchélo Figueiredo - Olhar Direto

Comissão aprova decreto de calamidade imposto por governador e projeto segue para Plenário da AL
O decreto de calamidade pública enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A reunião extraordinária aconteceu na manhã desta sexta-feira (27).


Leia mais:
Pastor e esposa são presos por negar interrupção de culto e incitar fieis a avançar na PM

O Decreto de calamidade foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial no dia 25 de março, em razão dos impactos socioeconômicos e financeiros decorrentes da pandemia pelo novo coronavírus. Seguindo o que estabelece o artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n° 101/2000), a Assembleia Legislativa precisa reconhecer a situação de calamidade.

O primeiro passo para aprovação do decreto é a análise pela CCJR. O relator da matéria é o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que também é presidente da Comissão e líder do Governo.

Seu voto pela aprovação foi acompanhado por todos os membros titulares do grupo. A Comissão tem como vice-presidente o deputado Dr. Eugênio (PSB) e como demais membros titulares os parlamentares Sebastião Rezende (PSC), Silvio Fávero (PSL) e Lúdio Cabral (PT).

Agora, o parecer será apreciado pelo plenário. De acordo com o decreto do governo de Mato Grosso, a situação de calamidade terá vigência por 90 dias, podendo ser prorrogada, se houver necessidade.

Com o reconhecimento da situação emergencial, a Administração fica autorizada a fazer despesas que não estavam previstas no orçamento, para conter a transmissão do vírus e oferecer os devidos cuidados de saúde à população.

Além do Ofício GG/033/2020-SAD, os deputados membros da CCJR também analisaram o projeto de lei n° 27/2020, que altera a lei n° 7.903/2003, que cria o Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (FEAT). De autoria do Poder Executivo, o projeto tem como relator o deputado Silvio Fávero. Entre os parlamentares presentes, três seguiram o parecer favorável do relator, enquanto o deputado Lúdio Cabral se absteve.

A partir da próxima semana, a CCJR volta a realizar reuniões ordinárias nas terças-feiras, às 14h. Caso seja necessário, as reuniões extraordinárias ocorrerão nas quartas-feiras, às 9h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet