Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

AJUDA AOS MAIS POBRES

Deputado quer proibir reintegração de posse em Mato Grosso durante pandemia

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Deputado quer proibir reintegração de posse em Mato Grosso durante pandemia
O deputado João Batista (Pros), apresentou na última semana um projeto de lei que suspende o cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejo e remoções judiciais em Mato Grosso durante o período de pandemia do novo coronavírus. 


Leia mais:
Mauro defende quarentena “meio termo”: nem o que Bolsonaro quer, nem fechar tudo

Segundo o parlamentar, enquanto permanecer o período de combate ao Covid-19, a lei deve garantir moradoria à população mais pobre, que inclusive nesse período está sofrendo para pagar aluguéis devido a quarentena decretada pelos órgãos competentes da Saúde pública. 

“As consequências econômicas decorrentes da paralização dos serviços em função das medidas de confinamento social, acarretarão enormes dificuldades para pagamento de aluguel e prestações de casas financiadas. Com certeza muitas famílias estarão ameaçadas de despejo e remoções forçadas, o que poderá obriga-las a entrar em situações de maior precariedade e exposição extrema ao vírus”, disse João Batista.

Preocupado em dar continuidades em vários serviços, o parlamentar diz que as medidas de contenção podem deixar algumas empresas impossibilitadas de cumprir com obrigações pactuadas e contratualmente assumidas.

“A Justiça do país já se manifesta nesse sentido. Em Brasília um magistrado deferiu pedido de tutela de urgência para um lojista de um shopping center, permitindo-lhe a supressão de pagamento do aluguel mínimo e do fundo de promoção e propaganda, enquanto perdurar a pandemia e as situações de restrições impostas por ela”, disse.

Mais ações

O deputado também apresentou um requerimento de informações ao secretário de Segurança Pública do Estado (Sesp), solicitando informações sobre “quais medidas estão sendo adotadas, para o enfrentamento à Covid-19, nas unidades penais do Estado”.

Ainda na manhã de segunda-feira, João Batista apresentou uma indicação ao governo do estado, mostrando a necessidade de suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos consignados, dos servidores públicos estaduais, pelo período de noventa dias. O prazo que poderá ser ampliado enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Como deputado estadual estou usando todas as ferramentas que estão ao meu alcance. Espero que o governo do estado atenda as minhas proposições apresentas hoje durante a sessão”, finalizou.

Projeto semelhante no Senado

Foi aprovado nesta sexta-feira (3), pelo Senado, projeto de lei que proíbe despejo até dia 30 de outubro, por conta da pandemia do novo coronavírus. O texto, que é de autoria do senador Antônio Anastasia (PSD-BA), trata ainda de outros pontos de relação de direito privado e reúne sugestões do presidente do STF, Dias Toffoli, de regras que devem valer apenas para o período da crise. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. A regra vale para ações ajuizadas a partir de 20 de março de 2020, data de publicação no Diário Oficial da União (DOU) do decreto que reconhece estado de calamidade pública no país. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet