Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CUTUCADA AO GOVERNO

AMM pede que prefeitos não demitam professores interinos: "momento é de solidariedade"

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

AMM pede que prefeitos não demitam professores interinos:
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL), afirma que o momento atual exige solidariedade e saiu em defesa dos professores interinos que não tiveram os contratos renovados. Ele e está orientando os prefeitos a não demitir os profissionais dos municípios.


Leia mais:
Miranda nega crise e diz que mudou comando do Indea porque ex-presidente “já deu sua contribuição”


A medida de Fraga é oposta à tomada pelo governador Mauro Mendes (DEM), que por enquanto não renovou os contratos dos professores contratados de 2019. Ao total, são mais de 6 mil profissionais afetados com a medida.  

As lideranças políticas, na sua opinião, têm que ter mais sensibilidade e um entendimento melhor do que o mundo todo está vivenciando neste momento, antes de tomar as decisões e medidas que geram insegurança e mais sofrimento para as pessoas.

"Neste período em que as aulas estão suspensas, o momento é de solidariedade com os professores. Por outro lado, o Governo Federal está sinalizando os recursos para suprir as áreas essenciais, não somente a saúde, mas também a educação. Vale destacar que muito pouco dos recursos anunciados pelo Governo Federal, chegaram ás prefeituras" disse ele.  

Fraga avalia que os municípios estão na linha de frente no combate à disseminação do coronavírus, e a preservação da saúde das pessoas é prioridade. "É uma questão humanitária no momento em que a pandemia estabeleceu também uma crise econômica financeira. As demissões vão criar mais dificuldade para estas pessoas e as suas famílias, pois não vão encontrar outro emprego agora, lembrando que sair de casa para procurar emprego estarão colocando em risco a própria saúde e também de seus familiares, principalmente dos idosos e de outros grupos de risco", alertou.

O presidente da AMM destaca que essa situação vem chamando atenção. Os professores efetivos estão preservados e vão receber os seus salários normalmente, enquanto os interinos estão sendo tratados de maneira diferente.

"Estes profissionais da educação tem que ter o mesmo direito. É importante que sejam tratados com  igualdade, pois merecem todo o respeito das autoridades e de toda a sociedade", argumentou. 

A Assembleia Legislativa também saiu em defesa dos professores contratados e interinos. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, o presidente, Eduardo Botelho criticou a decisão tomada pela secretaria estadual de Educação de suspender os contratos. Ele também considera que não é justo e disse que  é um contrassenso neste momento.

"Os funcionários das empresas estão todos em casa e ninguém falou nada de não pagar salários. É um momento diferente e acho que o governo tem que rever isso, não é ir dizendo vai embora, quando puder a gente chama você, que história é essa?", questionou Botelho

O presidente do Legislativo argumentou ainda que é uma dificuldade atrás da outra. "Eu acho um mau exemplo que o Governo está fazendo de suspender o contrato dessas pessoas agora. Não tem sentido, o Governo, com essa visão estreita, insensível, desumana, desamparar milhares de trabalhadores que são os contratados temporariamente", disse o presidente da Assembleia Legislativa. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet