Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

pandemia

Mapeamento mostra 16 bairros de Cuiabá com casos de Covid-19; crescimento diário de 25%

Foto: Reprodução

Mapeamento mostra 16 bairros de Cuiabá com casos de Covid-19; crescimento diário de 25%
Mapeamento feito pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), juntamente com a Diretoria de Vigilância em Saúde Municipal, mostra os bairros de Cuiabá com casos do novo coronavírus. Coordenada pelo professor Emerson Soares dos Santos, a pesquisa analisou os dados até o dia 31 de março.


Leia mais:
Mato Grosso registra primeira morte por coronavírus

Conforme o estudo, a distribuição da doença tem repetido o padrão de difusão visto em outras grandes cidades brasileiras. Ela é trazida por pessoas que estiveram em viagem no exterior ou em grandes estados do país. Posteriormente, essas transmitem para pessoas que tem convivência.

Uma preocupação é que o vírus passe a circular entre as pessoas em classes sociais desfavorecidas. “Em bairros de classe média, normalmente as casas são mais afastadas, com cômodos que permitem o isolamento da pessoa doente. Em muitas residências de áreas pobres, não há cômodos que permitam o isolamento completo, o que facilita o contágio por parte daquelas pessoas residentes no mesmo local”, cita a pesquisa.

Ainda conforme a análise, na Capital há um crescimento médio diário de 25% no número de casos. Em dez dias o número de pessoas infectadas saltou de cinco para 25, sendo que a maioria das pessoas não sabe informar o contato de origem, o que indica transmissão comunitária, como já confirmado pelas autoridades de sanitárias.

O mapa de casos é divulgado com defasagem de dois dias, em função da necessidade de seguir protocolos de sistematização e organização da informação. Ao Olhar Direto, o professor explica um pouco de como o trabalho é feito.

“Trabalhar com mapeamento de doenças já é uma das atividades que realizo na Universidade. Então, é a continuação do que faço no meu cotidiano. A novidade está na urgência do tema. Neste momento é necessário uma articulação muito maior e mais rápida com outros pesquisadores e instituições”, disse Emerson.  

Entre os 16 bairros com casos de Covid-19, há registros em regiões periféricas da Capital como, por exemplo, os bairros Jardim Vitória, Paiaguás, Morada da Serra e Bela Vista. Contudo, regiões nobres ainda predominam.

“A parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde poderá propiciar ao poder público a elaboração de estratégias que visem atuação específica em determinados territórios”, ponderou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet