Olhar Direto

Notícias / Cidades

Prefeitura de VG estende horários em unidades de saúde da família e acelera obras

Da Redação - Isabela Mercuri

05 Abr 2020 - 15:48

Foto: Divulgação

Prefeitura de VG estende horários em unidades de saúde da família e acelera obras
Pensando em reforçar o sistema de saúde do município de Várzea Grande neste momento de pandemia, a Prefeitura adotou duas novas medidas: horário estendido em unidades de Saúde da Família específicas e maior celeridade em obras de seis outras unidades.

Leia também:
Governo de MT prevê gastar R$ 200 milhões de recursos próprios no combate ao coronavírus

Sete unidades foram credenciadas pelo Ministério da Saúde para funcionar, além do horário normal (das 8h às 17h), também das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, somente para o atendimento de casos do novo coronavírus (COVID-19). São elas: unidades da Estratégia Saúde da Família ESF dos bairros e região do São Mateus; da Água Vermelha; da Manga; do Jardim União; do Jardim Manaíra; do Unipark e da Vila Arthur.

“Temos que nos preocupar com a saúde como um todo. É óbvio que as principais medidas são para se evitar a pandemia do Coronavirus – COVID 19, que, se se alastrar, tem chances de afetar muito mais pessoas do que temos condições de tratar. Por isso a importância do distanciamento social”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

A segunda medida dará celeridade às obras praticamente concluídas dos bairros Santa Izabel, Eldorado e Alameda, e retomará obras no Cabo Michel, São Matheus e Jd. Maringá. Estas novas unidades de saúde realizam o atendimento a Atenção Básica, ou seja, aquele primeiro atendimento que resolve em média 90% dos casos, evitando a superlotação das unidades de urgência e emergência. “Com isso iremos passar de 50% de Cobertura da Atenção Básica para 89% um número expressivo se tomarmos por conta que em 2015 quando a atual prefeita assumiu era pouco menos de 40%”, disse Diógenes.

O titular da Saúde Pública ainda sinalizou que a cidade vem de um processo de recuperação e resgate da saúde pública, que avançou muito nos últimos anos com as obras das UPAs do IPASE e Dr. Farid Seror no Grande Cristo Rei; a reforma geral do Hospital Pronto Socorro Municipal; as cinco policlínicas existentes; e também as duas Unidades Básicas de Saúde retomadas e entregues no Aurilia Salles Curvo e na região do São Simão, Ouro Verde e Colinas Verdejantes.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • joana
    06 Abr 2020 às 20:50

    alguem sabe me dizer a quem pertence o predio que fica na FEB onde esta a secretaria de saude????? qto custa aquele aluguel?

  • Jak
    05 Abr 2020 às 18:35

    Mais isto não está acontecendo pois fui quarta feira na policlinica do gloria e falaram que vão funcionar somente das 7 às 10 cheguei as 11 lá pra pegar remédio e falarão que não estava atendendo mais depôs das 10 e não tinha medico

  • DELCIO JANKE
    05 Abr 2020 às 17:48

    Tentaram com a Amazônia em chamas, com a Marielle, com o porteiro do condomínio, com a avó da Michele, com a moça da banquinha de açaí, com o óleo venezuelano, com os palestinos, com o Queiroz, com a Joyce, com o Mácron, com o papa, com a China, com o Intercept, com os robôs do WhatsApp, com o Maia, com a Globo, com o Alcolumbre, com o STF, com a imprensa, com os governadores do nordeste, com o Witzel, com o Doria, com o Caiado, com o Centrão, com os filhos, com o Bebiano, com os militares, com o relacionamento desgastado com os ministros, com os milicianos, etc etc etc... Ou seja, a crise atual nada tem a ver com o COVID 19 e as estratégias para combatê-lo. Eles querem é derrubar o presidente pois com ele no poder Executivo ninguém mais consegue roubar o Brasil. Entendeu ou quer que desenhe? (Autoria desconhecida)

Sitevip Internet