Olhar Direto

Notícias / Política BR

Bolsonaro decide demitir Mandetta ainda nesta segunda-feira

O Globo

06 Abr 2020 - 14:34

Foto: Reprodução / Ueslei Marcelino/Reuters

Bolsonaro decide demitir Mandetta ainda nesta segunda-feira
O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir ainda nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. O ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h. A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada ao GLOBO por dois auxiliares do presidente da República.

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituí-lo. Ele almoçou com Bolsonaro e os quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda, Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

O diagnóstico entre auxiliares do presidente é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19.

No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que "algumas pessoas" do seu governo "de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos" e que ele não teria medo nem "pavor" de usar a caneta contra eles.PUBLICIDADEMandetta vem negando que pediria demissão e disse que só sairia do governo por decisão do presidente. Na sexta-feira, após as críticas de Bolsonaro, afirmou que não iria "abandonar o paciente".

Terra, que é médico, manteve sua posição de apoio ao governo e pela flexibilização do isolamento, o que agradou Bolsonaro.

Na última quarta-feira, o presidente teve três audiências com a participação de Terra no Palácio do Planalto, a primeira com o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e as outras duas com dez médicos, para discutir o uso da hidroxicloriquina no tratamento de infectados com a Covid-19. Mandetta, por sua vez, não foi convidado para as reuniões com os médicos.

Também na semana passada, o ministro da Saúde chamou Terra de "Osmar Trevas" em um grupo de WhatsApp do DEM, seu partido, após o compartilhamento de uma notícia sobre a reunião com os médicos. Foi a única vez que ele se pronunciou no grupo da sigla em toda a crise.

21 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Kesso
    07 Abr 2020 às 07:08

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não escapa um(a). Todas as mídia vinculadas a ideologia comunista só passa vergonha.

  • Mariah Senna
    06 Abr 2020 às 19:41

    Não demitiu. OLHAR DIRETO passa mais uma vergonha.

  • Ziraldo
    06 Abr 2020 às 19:15

    Todos os dias eu ponho minha cabeça no travesseiro e durmo absolutamente tranquilo, pois sempre paguei meus impostos certinho, aliás pago Imposto de Renda retido na fonte desde 2004, pois sou servidor público federal, e assim como todos da sociedade pagamos impostos todos os anos até o mês de maio aos cofres públicos, agora que a sociedade precisa do Governo ele não pode segurar a barra por 3 meses? eu penso que estamos em estado de defesa e que os limites orçamentários, a lei de responsabilidade fiscal devem ser flexibilizados para salvar vidas, pois a vida é única, é importante sendo ela de uma autoridade ou de qualquer um ser humano por mais simples que seja, infelizmente eu vejo o Presidente só se preocupar com a economia, a economia iremos recuperar, mas a vida tem como recuperar?

  • Rogério
    06 Abr 2020 às 18:43

    Quem está exonerando o ministro é a mídia.

  • Ze pereira
    06 Abr 2020 às 17:42

    Vixi agora fudeu. Socorro Jesus Cristo!

  • Elias Bernardo Souza
    06 Abr 2020 às 16:43

    LOUCURA! NÃO É MOMENTO PARA ESSE TIPO DE ATITUDE!

  • Mulher ma
    06 Abr 2020 às 16:38

    Demita esse traidor. Um incompetente que não enxerga que essa quarentena causa mais desemprego e não salva vida de ninguém Quem ganha com isso e só governador e prefeito

  • Alguem
    06 Abr 2020 às 16:37

    Votei no Bolsonaro mas jamais vou compactuar com esse tipo de atitude. Mandetta é excelente profissional. "Presidente manda" mas n é médico, se continuar com essa prepotência faço campanha contra em 2022

  • Thiago
    06 Abr 2020 às 16:13

    Tchau ortopedista.

  • jc
    06 Abr 2020 às 16:06

    Meus Parabens Presidente.Afinal que manda no Pais e o Presidente e não forças ocultas..