Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

novos tempos

Unemat constrói curso de formação e vai mapear acesso de estudantes à internet para implementar EAD

Foto: Reprodução

Unemat constrói curso de formação e vai mapear acesso de estudantes à internet para implementar EAD
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) analisa a possibilidade de implementar o ensino à distância em seus cursos tradicionalmente presenciais durante a pandemia de coronavírus (COVID-19). No entanto, estuda antes a necessidade de construir cursos de formação para professores e alunos, além de fazer um mapeamento dos estudantes que têm computador em casa e acesso à internet.


Leia também:
UFMT adia início do período letivo e suspende aulas presenciais da pós-graduação

O Governo do Estado, por meio do decreto nº 432, ampliou a suspensão das atividades presenciais na Universidade até o próximo dia 30 de abril, e sugeriu que as instituições “analisem a possibilidade técnica, operacional e orçamentária de retomada das aulas por meio de ferramenta que viabilize o ensino a distância”.

As propostas neste sentido também surgiram dentro da Unemat desde que as aulas foram suspensas. Isso foi discutido também na última quinta-feira (2) em uma videoconferência pelos gestores dos 13 campi.

No entanto, a gestão entende que essa mudança não pode acontecer imediatamente, sem analisar as condições mínimas para garantir o ensino de qualidade de maneira ampla e democrática, sem prejudicar os mais de 21 mil acadêmicos matriculados nos 13 câmpus e 32 núcleos pedagógicos e polos de Educação a Distância da instituição.
“As soluções tecnológicas devem ser consideradas emergenciais, já que não darão conta de atender à diversidade de nossos estudantes, assim como às atribuições de ensino, pesquisa e extensão que caracterizam as universidades públicas”, afirma o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.

Isso implica em garantir, pelo menos, condições iniciais básicas para a execução dessa modalidade de ensino: aspectos técnicos, formação dos servidores para atuarem na modalidade de educação a distância, avaliação de utilização das plataformas online e qualidade e universalização de acesso à internet de toda a comunidade acadêmica.

Cursos de Formação

Uma das preocupações da universidade é de fornecer cursos de formação / certificação para professores e alunos de como utilizar as plataformas e ferramentas para a organização de salas, aulas e atividades virtuais.

“A Educação a Distância (EaD) requer muito planejamento, organização, plano de aula detalhado, edição de aulas e definição de como acompanhar os alunos nas atividades. Nesse sentido, estamos construindo cursos de formação, que irão certificar docentes para que possam atuar nessa modalidade de ensino”, explicou a vice-reitora, Nilce Maria da Silva, uma das idealizadoras do Ensino a Distância na Unemat.

Outro desafio é a potencial exclusão dos estudantes de cursos presenciais que não conseguirão acompanhar as atividades oferecidas de forma remota. Isso poderá acarretar trancamentos de matrículas, reprovações e abandono de cursos.

O reitor destaca que “existem estudantes da Unemat que não possuem computador em casa, embora tenham acesso à internet por meio de smartphones. Mas sabemos que celulares não substituem computadores para os complexos fins de leitura e escrita acadêmica”.

Nesse sentido, a Universidade fará um mapeamento junto aos seus alunos para traçar os hábitos de uso e capacidade de acesso a computador, internet de qualidade, assim como condições ambientais adequadas para o estudo.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet