Olhar Direto

Terça-feira, 02 de junho de 2020

Notícias / Cidades

Esposo de enfermeira com coronavírus relata indignação e falta de preparo do governo; veja vídeo

Da Redação - Arthur Santos da Silva

07 Abr 2020 - 12:10

Foto: Reprodução

Esposo de enfermeira com coronavírus relata indignação e falta de preparo do governo; veja vídeo
Vídeo divulgada nas redes sociais mostra a indignação de um homem identificado como Benedito Pereira que está com a esposa internada, em Cuiabá, em consequência do novo coronavírus (Covid-19). Conforme informado, a vítima é funcionária da Sáude e trabalha na Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, antigo Hospital Adauto Botelho.

Leia também 
Assembleia propõe TAC ou criação de “voucher” para socorrer interinos da Educação

O autor do vídeo acusa o governador Mauro Mendes (DEM) de mentir sobre o aparelhamento da Santa Casa. O hospital deveria ser um polo no combate ao Covid-19. 

A Unidade III do antigo Adalto Botelho, onde a enfermeira atuava, tem 13 servidores e quatro pacientes contaminados com o novo coronavírus. A unidade trata especificamente de recuperação à dependência de álcool e outras drogas.
 
O autor do vídeo afirma que levou a esposa para ser atendida na Santa Casa, em Cuiabá. Ela foi entubada. Logo depois, recebeu ligação afirmando que a vítima seria transferida para o Pronto-Socorro de Cuiabá.

"A minha indignação é a seguinte, o governo disse que a Santa Casa estava preparada para receber pacientes de coronavírus, estava com uma estrutura de UTI e tudo mais. Levei minha esposa quinta-feira passada lá, ela estava internada lá, começou a passar mal, só que eu de quarentena, eu e minha filha, em casa, não posso sair, não posso fazer nada. As únicas notícias que eu tenho é porque ela tem vários amigos que me passam as notícias. Eles mesmo não dão notícia", explicou.

"Mas a minha indignação maior é a seguinte: ela estava internada lá, fiquei sabendo que eles iam entubar. Entubaram. Ontem a noite , meia noite, me ligam, dizendo que iriam transferir ela da Santa Casa para o Pronto-Socorro velho, porque lá na Santa Casa não tinha UTI", prosseguiu o homem. 
 
Segundo o autor do vídeo, a indignação foi causada por sua esposa ter que passar por transferências. "Estou indignado porque o governador disse que toda a estrutura estava aparelhado na Santa Casa", explicou  o homem.

Confira o vídeo:

 

Outro lado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que o Hospital Estadual Santa Casa recebe e acompanha pacientes com o diagnóstico da Covid-19. A unidade hospitalar destinou, inclusive, uma ala de leitos semi-intensivos, com 14 vagas, especificamente para o tratamento de pessoas com coronavírus. 

No entanto, casos que envolvam comorbidades ou especificidades clínicas podem ser transferidos para unidades que tenham uma estrutura adaptada às necessidades do indivíduo – motivo que levou à transferência da referida paciente. A direção do Hospital Estadual enfatiza que todos os recursos necessários foram concedidos à paciente; contudo, o quadro exigiu uma estrutura referenciada para as especificidades apresentadas. 

A SES ainda explica que há um protocolo de divulgação de boletins clínicos que ocorre diariamente em um horário padrão. Contudo, diante da complexidade das situações que envolvem o coronavírus, a direção do hospital repensa o formato e cogita outras possibilidades, também embasadas pela lei, como forma de atender aos familiares que estejam em quarentena. 

Já no que se refere à testagem dos servidores da Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, a SES informa que as amostras foram coletadas após o diagnóstico do primeiro servidor. A ação de testagem foi realizada na própria unidade, em um local que foi adaptado para o atendimento laboratorial, permitindo o alcance das normas de higienização e distanciamento social e a mensuração de outros casos confirmados. Atualmente, a equipe de Vigilância atua no rastreamento dos contatos ligados às pessoas diagnosticadas. 

 

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alan
    08 Abr 2020 às 12:42

    Esse cara está completamente equivocado, claramente não entende como funciona a regulação de leitos de uti no SUS, devia era dar graças a Deus de possuir leito vago no momento q sua esposa precisou. Eu sou servidor público e tenho consciência que já somos muito privilegiados(estabilidade, licença prêmio, empréstimos a juros baixos etc...) O sus é para quem mais precisa esse é o critério, e que todos que precisem tenham leitos de uti disponíveis, onde quer que seja.

  • Falomesmo
    07 Abr 2020 às 18:57

    E só não votar .... vamos dar pani no sistema o povo recebe um sacolão e depois quer cobrar serviço isso não é de hoje não vem de muito antes Esses vírus já virou briga de poder quem manda mais ou governador ou prefeito e eles estão ganhando tempo enchendo o bolso e as pessoas passando fome

  • Teka Almeida
    07 Abr 2020 às 16:29

    Infelizmente o Adauto Botelho não é um local popular, então não vai dar ibope prá Mauro MENTE governo FAKE NEWS. Em casa de ferreiro espeto é de pau, se o local fosse municipal ai ele ia se meter para sair como heroi... Mas no final das contas vamos aguardar e ver o destino do pessoal para ver com que titulo ele vai sair e veremos se terá coragem de olhar as suas mãos para ver que cor elas estão. Oremos.

  • Kamila j americas
    07 Abr 2020 às 13:45

    Pânico de guerra coronavirus. Fiquem em casa. Economizem. Não gastem dinheiro nessa Páscoa com ovos de chocolate. Desemprego em massa. O mundomudou.

  • Indignado
    07 Abr 2020 às 13:30

    Infelizmente isso ja era de se esperar de um governador que foi eleito com mentiras e propostas enganosas ele é bom para ver os erros dos outros mas incapaz de ver os dele e o povo é que sofrerá mais e mais pelos erros deste que será o pior governador de MT

  • Luiz
    07 Abr 2020 às 13:20

    A verdade é uma só, as equipes e os hospitais estão despreparado, para esse confronto, só falácias dos gestores, tem pouco profissionais especialistas, não tem acompanhamento é jogado a própria sorte, na não ser quando você encontra uma boa alma pra te ajudar que é raro mas tem a SES não tá nem aí com seus funcionários imagino com a sociedade, são um bando de prepotentes, A SAÚDE DO CIDADÃO É DEVER DO ESTADO ATÉ A SUA TOTAL REABILITAÇÃO PARÁBOLA BONITA, SÓ NA ESCRITA, tudo só falácias desse gestores

  • Analista Político
    07 Abr 2020 às 12:56

    Eu tenho dito e vou repetir. Vai ser o maior roubo da história dessa Pais, esta sendo tudo SEM licitação.

  • Jango
    07 Abr 2020 às 12:50

    Cade os representantes credenciados pelo voto da população, cade MPF, MPE???????????????????socorroooo.....

  • Dj
    07 Abr 2020 às 12:49

    Mauro mente ...desde o tempo da prefeitura esse cara faz isso ...Mauro Mente

  • Anadile
    07 Abr 2020 às 12:43

    Governo omite dados a toda hora... Fica a dica!

Sitevip Internet