Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

1º dia de decreto

Comércio de VG tem pessoas sem máscara e aglomerações; locais serão fechados; fotos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Comércio de VG tem pessoas sem máscara e aglomerações; locais serão fechados;  fotos
Entrou em vigor na última segunda-feira (13) o decreto estadual que obriga a utilização de máscaras em empresas privadas e nos órgãos da administração pública. Em Várzea Grande, onde as medidas de isolamento foram relaxadas pela administração, o que se viu nas ruas foi muitas pessoas sem utilizar os equipamentos de proteção. A partir desta terça-feira (14), a fiscalização irá atuar de forma repressiva, sendo que os estabelecimentos poderão ter o alvará cassado.


Leia mais:
Defensoria entra com ação, mas juiz nega suspensão de decreto que abriu comércio em VG
 
O repórter fotográfico Rogério Florentino flagrou diversas pessoas sem utilizar máscaras no Centro de Várzea Grande, tanto fora, quanto dentro de estabelecimentos sociais. Em outros pontos, a aglomeração de clientes era visível e não havia respeito de distanciamento de pelo menos um metro entre um e outro.
 
Segundo a Guarda Municipal, na última segunda-feira (13) foi realizada uma ação para orientar e notificar os estabelecimentos sobre os decretos. A partir desta terça-feira (14), a atuação do órgão e também da Polícia Militar e Vigilância Sanitária, será repressiva.
 
Com isto, o estabelecimento que não cumprir o decreto terá o alvará cassado e será fechado.
 
Abertura do comércio
 
A Prefeitura de Várzea Grande resolveu afrouxar o decreto de isolamento social e passou a permitir que o comércio volte a funcionar em toda cidade. Segundo o decreto, há determinações e regras, como o atendimento do público  abertura apenas em horário comercial.
 
Shopping, templos religiosos, casas noturnas, academias e afins continuam fechados. Evitando, assim, a aglomeração de pessoas, pelo prazo de 15 dias. O novo decreto assinado pela prefeita Lucimar Campos (DEM) também mantém as suspensões de todos os eventos, incluindo aqueles que exijam licença do poder público, em especial as inaugurações, congressos, conferências e etc.
 
Fica autorizado os serviços de entrega (delivery), drive thru e/ou retirada no local/balcão de bares e lanchonetes, sendo vedado consumo no local, devendo os estabelecimentos que farão o uso desses serviços seguirem as recomendações dos órgãos de saúde, sob pena de responsabilização conforme legislação vigente.
 
Todos os estabelecimentos comerciais, seja qual for sua área de atuação, deverão seguir as recomendações dos órgãos de saúde, sob pena de responsabilização conforme legislação vigente, e ainda limita a presença de pessoas a serem atendidas, quando o serviço for de retirada no balcão ou consumo no local, com organização de fila ou disposição de mesas com distanciamento de 2 (dois) metros entre as pessoas;
 
Decreto estadual
 
O Governo de Mato Grosso fará uma série de ações de conscientização, durante esta semana, em decorrência da obrigatoriedade do uso da máscara em empresas privadas e nos órgãos da administração pública, a partir desta segunda-feira (13). O objetivo é sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas.
 
No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha "Eu cuido de você e você cuida de mim", em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido. Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.
 
Durante o lançamento da campanha, foi assinado um decreto que consta a obrigatoriedade do uso da proteção, em todo e qualquer estabelecimento comercial que estiver em funcionamento.
 
"A máscara é uma grande aliada no combate a transmissão da doença. Ao usar, eu protejo quem está próximo a mim, e a outra pessoa usando me protege também. É uma atitude simples, mas que fará uma grande diferença no combate ao coronavírus, junto a todas as outras formas de prevenção", afirmou o governador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet