Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Picante

Repúdio à TVCA

Sindjor-MT critica demissão do jornalista Douglas Belan

Foto: Reprodução

Repúdio à TVCA
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) repudiou a atitude da direção da TV Centro América pela demissão de Douglas Belan, ex-apresentador e editor-chefe do Bom Dia MT, vítima de um “trote” durante a apresentação do programa ao vivo na manhã de segunda-feira (20). Em um quadro de interatividade com o telespectador, o jornalista abriu uma mensagem com uma imagem embaçada de nudez, trocando rapidamente de conteúdo, após o susto. A situação expôs má-fé do espectador, fragilidade no filtro de mensagens a serem exibidas no programa e culpabilização da vítima por parte da emissora. O Sindjor também defende que a TV formalize processo judicial contra o autor do envio da mensagem, vez que possui seu contato registrado. A seguir nota de solidariedade ao jornalista Douglas Belan e repúdio à direção da TV Centro América.


NOTA DE REPÚDIO - TVCA culpa vítima de “trote” e demite injustamente

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) repudia a demissão, nesta quarta-feira (22), do jornalista Douglas Belan, da TV Centro América, então apresentador e editor-chefe do programa Bom dia MT da referida emissora, em decorrência de situação vexatória na exibição ao vivo, do qual o trabalhador foi vítima. 

Na segunda-feira (20), o jornalista, em um quadro de interatividade com o telespectador por meio de leitura de mensagens espelhadas automaticamente de um tablet para o televisor do estúdio, abriu uma participação, com uma imagem embaçada de nudez, quando rapidamente trocou de mensagem, após o susto. 

O que se pode observar é que o apresentador fora vítima de uma sequência de situações: a possível má-fé do espectador em enviar uma imagem íntima para programa, público e horário inadequados – para um número de telefone corporativo; o frágil filtro das mensagens anterior à exibição, colocando aquele e qualquer outro apresentador em risco, em se tratando desse método de interação com o público, repetido pela mesma emissora em outros programas; a repercussão nacional e evidente exposição do trabalhador; e, por fim, a culpabilização da vítima, por meio da demissão. 

A emissora, preocupada com a própria imagem, deveria, em vez de punir o trabalhador, que se esforçara em agir com celeridade e contundência (reduzindo os impactos do “trote”), responsabilizando o autor da ação vexatória, bem como reconhecer a fragilidade do método de interatividade. Já no dia seguinte, na data de hoje (quinta-feira, 23), com outro apresentador, a interação com o público por meio de leitura de mensagens não foi promovida por espelhamento automático de tela do tablet, mas por meio de filtro prévio. 

Tal injustiça contra Douglas Belan, que se mudou há pouco para Mato Grosso, especialmente para trabalhar na função de apresentador e editor do programa, sem suporte de amigos e familiares próximos, chocou a categoria, que também se sentiu indiretamente desrespeitada e injustiçada, em tempos de grande ataque à imprensa e de necessário fortalecimento do trabalho dos jornalistas, para retomada da credibilidade. Além disso, a demissão num cenário de pandemia é ainda mais desrespeitosa, considerando a dificuldade de recomeço. 

Diante do exposto, o Sindjor/MT reforça o repúdio contra a direção da TVCA por aplicar a penalidade máxima ao trabalhador – DEMISSÃO – e não fazer a defesa do referido jornalista, não buscando responsabilizar o autor do “trote” criminoso
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Mais Picantes

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet