Olhar Direto

Notícias / Ciência & Saúde

MT se aproxima dos 300 casos confirmados de Covid-19 e número de óbitos se mantém

Da Redação - Vinicius Mendes

29 Abr 2020 - 17:31

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

MT se aproxima dos 300 casos confirmados de Covid-19 e número de óbitos se mantém
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (29), 292 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado, o mesmo número registrado até ontem (28). A masssiva maioria dos casos é de Cuiabá.

Leia mais:
Número de casos confirmados do novo coronavírus sobe para 263 em Mato Grosso

Os casos confirmados estão em Cuiabá (129), Rondonópolis (48), Sinop (19), Várzea Grande (13), Primavera do Leste (8), Mirassol D’Oeste (8), Tangará da Serra (7), Cáceres (7), São José dos Quatro Marcos (6), Jaciara (6), Lucas do Rio Verde (5), Confresa (3), Barra do Garças (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Nova Mutum (2), Jangada (2), Ipiranga do Norte (2), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Querência (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (7).

Nas últimas 24 horas, surgiram 29 novas confirmações em Cuiabá (2), Rondonópolis (10), Várzea Grande (1), Primavera do Leste (2), Mirassol D’Oeste (2), Tangará da Serra (2), Cáceres (1), Jaciara (5), Lucas do Rio Verde (2), Jangada (1) e Ipiranga do Norte (1).

Dos 292 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 93 estão em isolamento domiciliar e 173 estão recuperados. Há ainda 15 pacientes hospitalizados, sendo nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 99 leitos de UTI e 402 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 59% dos diagnosticados são do sexo feminino e 41% masculino; além disso, 136 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.959 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 23 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES (disponível neste link), a partir das 17h.

Cenário nacional

Nesta quarta-feira (29), o Governo Federal confirmou 78.162 casos da Covid-19 no Brasil e 5.466 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 5.017 mortes e 71.886 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Moacir
    30 Abr 2020 às 14:08

    Seu Julho para vc não passar de não muito inteligente vc tem que observar o número de mortos o grande aumento de registros de óbitos nós cartórios isso é o resultado final de tudo, nada como estes números pode identificar melhor a verdadeira situação.

  • Mulher ma
    30 Abr 2020 às 07:32

    Tem que ser muito idiota pra acreditar que a china teve menos mortes e casos Que o Brasil Sendo que a população de lá e quase 1 bilhão de pessoas E Brasil falam que teve mais caso que china? Vcs mentem tanto Que fica difícil acreditar que estão fazendo circo com essa doença pra arrancar um Presidente. Não acredito nessa lógica sem sentido e sem noção. Então pra vcs o Brasil inteiro tá contaminado e não tem ninguém na rua. Cria vergonha e parem de mentir descaradamente. E acho muito duvidoso essas mortes e esse laudos que supõem que pessoas morreram de covid.

  • Bruno
    29 Abr 2020 às 23:18

    Apoio o ministério público para averiguar as subnotificacoes...vai ficar feio para município que menti é esconde a realidade...Pois isso é crime

  • Juliano
    29 Abr 2020 às 20:56

    Vc que acham que está sendo subnotificação. Vai perguntar para médico e enfermeiros que estão nos hospitais para saber. Os hospitais estão vazio se estive cheio a mídia seria primeira a falar. Para de falar que vc não sabem não exige subnotificação de casos grave pode existir sim pessoa que não apresenta sintomas e não foram ou não vão fazer o exame. Então para de falar. Todo dia mesma coisa já deu

  • Servidora
    29 Abr 2020 às 19:07

    Se tem 173 recuperados, só 119 casos para 3,2 milhões de habitantes. Pare de terrorismo imprensa. A economia tem que rodar.

  • Rafael
    29 Abr 2020 às 18:35

    Todos sabemos que as secretarias estao escondendo numeros, agora precisamos saber o motivo! Gostaria de saber o por que de mentir a populaçao. Quando estiverem enterrando nossos familiares em valas comum vamos saber o verdadeiro motivo

  • alberto
    29 Abr 2020 às 18:16

    Nas últimas 24 horas foram registrados 3 novos casos em Cáceres, somente no Hospital São Luis.. Será que além das subnotificações estão escondendo casos´

Sitevip Internet