Olhar Direto

Domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias / Cidades

Prefeitura passa a usar drones para desinfectar condomínios

Da Redação - Isabela Mercuri

04 Mai 2020 - 09:27

Foto: Da assessoria

Prefeitura passa a usar drones para desinfectar condomínios
A Prefeitura de Cuiabá começa nesta segunda-feira (4) a fazer a desinfecção de condomínios com o uso de drones. O trabalho é realizado como forma de combate a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Leia também:
Tempo médio de espera para resultados de exames da Covid-19 em Cuiabá é de quase 4 dias

De acordo com a assessoria, o prefeito Emanuel Pinheiro fez uma vistoria nos aparelhos na manhã desta segunda-feira (4), antes da primeira utilização. No total, serão utilizados três equipamentos com capacidade de dez litros cada, e que podem fazer de 15 a 20 voos.

Os drones serão utilizados pela Secretaria de Serviços Urbanos para a execução da atividade. As ações serão realizadas de segunda-feira a sábado, em aproximadamente 40 lugares de Cuiabá, pelos próximos  90 dias. 

"Cuiabá é a capital brasileira com o menor número de mortes por Covid-19 e estamos buscando manter a cidade fora de um destaque negativo. Queríamos estar comemorando um total de zero de vítimas, mas isso não foi possível. Todavia, continuamos adotando todas as medidas necessárias para manter a população protegida", comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

O trabalho de desinfecção já é realizado desde o último dia 28 de março em  praças, parques, vias, canteiros e unidades de saúde. Antes dos drones, o serviço foi colocado em prática por meio do uso de seis borrifadores costais e, posteriormente, ganhou o reforço de dois caminhões-pipa. 

Em pouco mais de 30 dias de operação, 377 ações de desinfecção já foram realizadas. O cronograma é montado com base em relatórios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, abrangendo os locais apontados com maior incidência do vírus.

"Os drones são parecidos com os utilizados no ramo da agricultura, porém adaptados para essa ação de desinfecção na zona urbana. Para esse trabalho, vamos utilizar o produto cloreto benzalcônio. Os equipamentos serão manuseados por pessoas especializadas e a Secretaria de Serviços Urbanos dará todo o apoio no controle de condomínios e outras atividades necessárias", explica o secretário José Roberto Stopa.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet