Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AULAS EAD

Secretário de Educação divulga cotações com TV’s e afirma que vai processar vereador

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário de Educação divulga cotações com TV’s e afirma que vai processar vereador
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, informou que irá acionar o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) na Justiça por conta das acusações que o parlamentar fez sobre supostas fraudes em contratos firmados por sua Pasta. A denúncia feita por Wellaton diz respeito a contratação da TV Mais, que está transmitindo as aulas da rede municipal neste período de pandemia.

 
Leia mais:
Emanuel anuncia entrega de kits e aula à distância pela TV aberta para a educação municipal
 
“Nós fizemos uma chamada com a maioria das TV’s locais. Fizemos cotação com a TV Cidade Verde, com a TV Rondon, com a Gazeta, enfim, para outras TV’s, porque precisávamos de horas de transmissão nessas TV’s abertas. Eu respeito o vereador, mas acredito que os excessos, no afã de querer fazer campanha, quis dizer que deveríamos contratar uma TV por audiência. Mas eu não preciso de audiência para passar aulas, eu preciso de transmissão. A TV que ofereceu o menor preço foi a afiliada da TV Cultura, com todas as edições, estúdios, estrutura...”, explicou o secretário.
 
O contrato com a TV Mais, de propriedade do ex-prefeito de Cuiabá Francisco Galindo, foi firmado no valor de R$ 539 mil, com vigência de 30 dias. Conforme divulgado pelo Olhar Direto, as aulas começaram a ser exibidas em abril, pelo canal 17.1, em horários pré determinados, sempre ao vivo e, ficarão disponíveis em plataformas para que possam ser compartilhadas pelos professores das 143 unidades educacionais e seus alunos e também por meio de um aplicativos que está sendo criado pela Secretaria de Educação. As aulas na rede municipal estão suspensas desde o dia 23 de março, por força de decreto.
 
Wellaton, no entanto, questionou o fato de a TV contratada pela Prefeitura estar vinculada a Galindo, que é presidente do PTB, partido em que estão filiados o secretário de Educação e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho.
 
“Estão desviando o dinheiro da Educação para o PTB, para custear despesas de campanha, isso é uma manobra dos petebistas e é muito óbvio! Falta transparência na escolha da emissora de televisão, já que estamos falando em alta quantia de dinheiro, além de a TV Mais não ter um bom sinal para a população cuiabana e não ter audiência relevante para o valor gasto”, acusou o vereador.
 
Em vídeo encaminhado à imprensa, o secretário de Educação afirmou que tanto ele quanto o PTB irão acionar Wellaton na Justiça. Além disso, Passos divulgou na gravação o que ele afirma ser a cotação (veja abaixo) feita com outras emissoras de televisão. Segundo o secretário, a documentação também foi entregue ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.

 
“A TV de maior audiência aqui na Capital colocou preço de R$ 10 mil a hora, foi o dobro do que nós orçamos. É uma discussão realmente técnica, os veradores são nossos vigilantes. Mas eu já respondi ao Ministério Público, ao TCE e ao próprio vereador, que sequer me solicitou, preferiu fazer mídia, pirotecnia. Agora, a partir do momento em que ele faz acusações levianas, afirmando que fiz tringulação de dinheiro para partido para o qual sou filiado desde 1995, sobre o filho do prefeito, enfim, vocês já ouviram tudo isso. Sobre isso ele vai ter que responder. O partido irá interpelar ele e eu vou interpelar ele, cível e criminalmente. Você não pode afirmar que uma pessoa é corrupta sem sequer ver o contrato que foi feito”, disse o secretário.
 
“Eu acho que ele está sendo infantil, pequeno e leviano, porque leva até a população informações que não são verdadeiras. Ninguém esperava a pandemia, nós paralisamos as aulas desde o dia 23 de março e depois de inúmeras reuniões com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas e com nossas equipes, para que nossos alunos não perdessem o conteúdo escolar e tivessem que repor uma grande quantidade de aulas, nós criamos o modelo da escola cuiabana de forma à distância. Primeiro pelo WhatsApp, pela internet, o que deu certo para aqueles alunos que conseguiam acessar, mas nós estamos falando de uma massa. Então, até copiando um modelo de São Paulo, nós optamos pela TV aberta, porque ela chega a 98% dos lares”, pontuou.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet