Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Efeitos da pandemia

Com avanço do coronavírus, prefeitura prorroga para junho retorno às aulas em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Com avanço do coronavírus, prefeitura prorroga para junho retorno às aulas em Cuiabá
O prefeito Emanuel Pinheiro decidiu prorrogar para 14 de junho a suspensão das aulas presenciais nas unidades municipais e também rede privada de ensino. O ato consta no novo decreto assinado na quinta-feira (14). Como já havia adiantado o Olhar Direto em entrevista exclusiva do gestor, ele disse que ainda não é o momento, já que não haveria como, neste curto espaço de tempo, adotar as medidas cabíveis para evitar a disseminação do coronavírus.


Leia mais:
“Não pretendo voltar com as aulas em Cuiabá no dia 18 de maio”, afirma Emanuel

Apesar desta nova data ter sido estabelecida, ainda não dá para cravar que as aulas retornem neste dia, podendo o prazo ser prorrogado. O documento dever ser publicado no Diário Oficial de Contas desta sexta-feira (15) e suas determinações abrangem todos os níveis da área educacional.

A paralisação das atividades presenciais de ensino é uma das medidas adotadas pelo Município como forma de combate ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). Na Capital, as aulas estão suspensas desde o mês de abril e, conforme o decreto 7.890 tinha a previsão de retornar, gradualmente, a partir da próxima segunda-feira (18), levando em consideração o avanço dos casos de Covid-19 em território cuiabano.

A decisão foi tomada após diálogo do prefeito com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinepe-MT). “É importante deixar claro que é uma medida de prorrogação da suspensão. Isso não significa necessariamente que do dia 14 de junho as atividades serão retomadas. Durante esse período, continuaremos com nosso trabalho de monitoramento da evolução da pandemia em Cuiabá, podendo mudar os atos do decreto conforme a situação observada”, explica Pinheiro.

De acordo com a Secretaria de Educação, a rede municipal atende um total de 54 mil alunos, distribuídos em 164 unidades. Neste período de paralisação, a Prefeitura está ofertando aos estudantes aulas via televisão aberta e atividades pela internet, WhatsApp e mensagem de texto (SMS). As apresentações são exibidas pela TV Mais (17.1), afiliada da TV Cultura.

Para amenizar os impactos na rotina de estudos das crianças, o Município também disponibilizou 50 pontos de internet em unidades de educação das quatro regiões, para que os pais possam baixar os conteúdos, bem como foi feita a distribuímos kits pedagógicos e de material escolar. Além disso, é realizada, periodicamente, a entrega de kits da alimentação escolar para 18 mil alunos da rede, cadastrados no Programa Bolsa Família.

"Não é o momento"

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou – em entrevista exclusiva ao Olhar Direto - que não pretende liberar a volta às aulas na capital mato-grossense no próximo dia 18 de maio. Segundo ele, este ainda não seria o momento, já que as unidades não conseguirão manter o distanciamento necessário nesta situação.

"Da mesma forma que os shoppings, as salas de aula são ambientes propícios para disseminação do vírus. Crianças e jovens que podem pegar a Covid-19 e, de forma assintomática, levar par sua casa. É uma situação delicada”, explicou o prefeito.

Emanuel Pinheiro ainda disse que cada sala de aula tem mais de 40 alunos e que, neste momento, não seria possível dar o espaço necessário entre as crianças, como rege o distanciamento pregado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Não da para criar esse espaço de uma semana para outra”.

A rede municipal atende a um total de 54 mil alunos, distribuídos em 164 unidades escolares. Por medida de segurança, as atividades já estavam suspensas por força de decreto municipal desde 23 de março.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet