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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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Personal Organizer traz dicas para organizar o home office

Personal Organizer traz dicas para organizar o home office
Manter um ambiente de trabalho confortável e organizado é essencial para quem deseja ser produtivo na profissão. Quando se trata de home office, as distrações são ainda maiores, pois o ambiente profissional é o mesmo de casa e isso exige muita disciplina para a pessoa não se perder nas metas e prazos.


Com o isolamento social necessário para ajudar a controlar a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas começaram a atuar neste formato. Algumas se adaptaram bem à nova rotina, mas outras pessoas funcionam melhor com o ritual de “sair para trabalhar” todos os dias e tiveram maior dificuldade.

De qualquer forma, organizar o home office é essencial para manter a saúde física e mental ao enfrentar a jornada de trabalho em casa. Segundo a personal organizer Raíssa Alvarez, consultora do REVIEWBOX, uma mesa adequada e uma cadeira confortável são itens básicos para evitar problemas na postura e desconfortos que atrapalhem o desempenho das funções.

“Mas isso não significa que a pessoa precise investir no item mais caro, afinal para muitos trabalhadores o home office é provisório”, destaca. Ela também comenta que quanto mais versátil for a utilidade do item comprado para outros cômodos, melhor o custo-benefício. Confira outras dicas:

Escolha e decoração do espaço

De acordo com a especialista, é interessante delimitar um espaço e mantê-lo organizado. Para isso escolher um ambiente arejado da casa, calmo e que você goste é importante, pois passará várias horas ali. Mesmo que o espaço seja pequeno, você pode decorá-lo com fotos, enfeites, murais, plantinhas e o que mais lhe agradar. Uma boa dica é ter uma luminária, pois ambiente iluminado auxilia na concentração.

Organize-se!

Outro fator interessante é lembrar que “menos é mais” e até exagerar na decoração pode ser um problema. Mantenha na mesa, preferencialmente, só os itens necessários que irá utilizar durante o trabalho, evite juntar muitos documentos e itens que não serão utilizados naquele dia. Guardar os documentos menos usados em gavetas ou caixas organizadoras e desfazer-se do que não é mais útil evita o acúmulo de papéis e objetos que geram desorganização e ansiedade.

Organização também online

Lembre-se de manter seus arquivos organizados em pastas no computador ou na nuvem. Não adianta nada ter sua bancada organizada e ao ligar o computador os arquivos estiverem todos misturados ou a pasta área de trabalho lotada de ícones, não é mesmo?

Tenha uma rotina

A organização do Home office também passa por você saber a hora de começar e parar de trabalho. Procure cumprir sua jornada de trabalho normalmente, evitando o máximo de distrações, mas também entenda a hora de parar e curtir sua casa e momentos de lazer.

Uma outra dica interessante é você reservar uns 10 ou 15 minutos antes do final do expediente para rever sua agenda, organizar seu espaço, definir prioridades para o dia seguinte e até fazer uma limpeza do local. Isso contribui para que no dia seguinte você se sinta mais inspirado para iniciar as atividades.
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