Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

28º óbito

Secretário lamenta morte de enfermeira do Adauto Botelho por coronavírus; unidade tem 24 infectados

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário lamenta morte de enfermeira do Adauto Botelho por coronavírus; unidade tem 24 infectados
O Secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, lamentou a morte da enfermeira Alessandra Barbara, a 28ª vítima do coronavírus no Estado. A servidora lutou durante 46 dias pela sua vida, mas não resistiu nesta segunda-feira (18). Ela trabalhava no o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps), unidade três, que teve 24 infectados. 


Leia mais:
Enfermeira morre vítima de coronavírus em Cuiabá e MT chega a 28 óbitos

“Tem sido dias difíceis. Perder uma servidora, uma colega que era querida por tantos, nos dói. Expresso os meus sentimentos e me solidarizo à dor dos familiares e amigos”, disse o gestor, que também enalteceu o trabalho único e fundamental dos profissionais da Saúde frente à pandemia do coronavírus. A profissional de enfermagem era servidora do Estado há 18 anos

Foram confirmados casos de coronavírus na Unidade III do Ciaps, sendo 20 de servidores e 4 de pacientes. Grande parte dos casos foram sintomáticos leves ou assintomáticos; isto é, não manifestaram sintomas. 

Todos os pacientes e profissionais que testaram positivo ou que mantiveram qualquer tipo de contato com os diagnosticados cumpriram regime de isolamento ou quarentena.  

A Secretaria de Estado também procedeu com a desinfecção das instalações da unidade. A equipe técnica ainda fez o acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, de forma a monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos.

De acordo com os dados oficiais, esta é a 28ª morte ocasionada pelo coronavírus em Mato Grosso, sendo o terceiro óbito registrado e notificado de um morador do município de Cuiabá. 

Os Boletins da SES apontam que as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19, em Mato Grosso, envolveram residentes dos municípios de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã, Rondonópolis, Mirassol D’ Oeste, Barra do Garças, Sinop, Nova Mutum e do Rio de Janeiro, que estava em Mato Grosso.

Carta recente

Os servidores da Unidade 3 do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, antigo Hospital Adauto Botelho, publicaram uma carta lamentando a propagação do novo coronavírus (COVID-19) pelo local. No total, eram 13 infectados.

Na carta, os servidores afirmaram que, por meio do vírus, muitas pessoas vieram a conhecer o trabalho do CIAPS, uma “unidade de internação psiquiátrica da Secretaria de Estado de Saúde inaugurada em 2005, com 50 leitos para homens dependentes químicos, provindos de todos os municípios do Estado”. Eles lembraram, ainda, que trabalham em condição de precariedade. No total, são 57 profissionais, , além dos terceirizados da cozinha, limpeza e vigilância.

Além disso, eles lamentam terem recebido os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) somente quando um dos colegas já estava na UTI, e contam que estão sofrendo preconceito “chamados de “epicentro do coronavírus” ou “ninho de COVID”, quando gostaríamos de receber iniciativas positivas que melhorem verdadeiramente a realidade de nossa prestação de serviço”.

Números de Mato Grosso

Confirmada a morte de Alessandra, Mato Grosso atinge a marca de 28 mortos por conta da nova doença. Até o fim da tarde do último domingo (17), eram 901 casos confirmados. 

Os casos confirmados estão em Cuiabá (274), Rondonópolis (91), Várzea Grande (76), Barra do Garças (53), Primavera do Leste (36), Tangará da Serra (34), Lucas do Rio Verde (31), Sinop (29), Sorriso (27), Rosário Oeste (23), Cáceres (18), Confresa (17), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (13), Querência (12), Jaciara (12), Alta Floresta (9), Mirassol D’Oeste (8), Tapurah (7), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São José dos Quatro Marcos (6), São Pedro da Cipa (5), Vila Rica (4), Pontes e Lacerda (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Nova Ubiratã (3), Ipiranga do Norte (3), Campo Novo do Parecis (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Nova Lacerda (2), Juscimeira (2), Canarana (2), Campo Verde (2), Alto Araguaia (2), União do Sul (2), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Guarantã do Norte (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (21).

Dos 901 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 481 estão em isolamento domiciliar e 323 estão recuperados. Há ainda 70 pacientes hospitalizados, sendo 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 em enfermaria.



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet