Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

em cemitério

Amigos e familiares dão último adeus emocionado a enfermeira morta por covid-19; veja fotos

18 Mai 2020 - 20:44

Da Redação - Fabiana Mendes / Da reportagem local - Arthur Santos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Amigos e familiares dão último adeus emocionado a enfermeira morta por covid-19; veja fotos
Amigos e familiares deram o último adeus à enfermeira Alessandra Barbara, 49 anos, que morreu nesta segunda-feira (18), vítima do coronavírus no antigo pronto-socorro de Cuiabá. O enterro aconteceu no cemitério Parque Bom Jesus, na tarde do mesmo dia, conforme protocolo das autoridades sanitárias, que recomenda caixão lacrado. O secretário de saúde, Gilberto Figueiredo, também compareceu.


Leia mais:
Enfermeira morre vítima de coronavírus em Cuiabá e MT chega a 28 óbitos

“Muito responsável, atenciosa aos pacientes, sempre presente, alegre com a equipe. Ela sempre foi muito zelosa com os pacientes, aquela enfermeira cuidadosa, muito rigorosa na técnica, não era relapsa, cuidava muito bem dos pacientes, estava sempre nas reuniões de equipe, uma profissional exemplar. Ainda era uma amiga muito companheira”, lembrou a colega de plantão por cerca de um ano, Márcia Campos, em entrevista ao Olhar Direto.


Alessandra trabalhava no Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps). Ela lutou durante 46 dias contra a doença, mas na madrugada de hoje, não resistiu. No início de maio, outro enfermeiro da unidade morreu vítima do coronavírus. Athaide Celestino da Silva foi a 12ª vítima em Mato Grosso.


Conforme a assistente social Márcia, antes da contaminação, os trabalhadores não tinham os equipamentos de proteção individual (EPI’s). Desde então, o cenário tem sido de tristeza e preocupação.

“Tá muito triste, difícil sem os colegas, aqueles que foram internados também, não foram só os dois. Ficávamos entre a tristeza e a preocupação de estar lá cuidando dos pacientes. Isso foi muito difícil. No começo, antes deles serem contaminados, não tínhamos equipamentos. Chegou uns 4/5 dias antes deles serem internados”, relatou.


“Chegaram aos poucos os equipamentos. Agora temos todos os EPI’s necessários para o trabalho, mas antes da contaminação, não tínhamos. Eu percebo que é uma doença que não conhecemos, são poucas informações sobre. As poucas [informações] que temos, a população ainda não está acreditando. Precisamos de mais políticas, mais investimento, mais seriedade, principalmente do Governo Federal. É uma doença desconhecida, leva mesmo as pessoas, ela é cruel. Sem orientação, sem um direcionamento político, vamos ter muitas mortes”, acrescentou.

A assistente social também deixou um recado. “O que eu poderia dizer para a comunidade é: fique em casa, use máscara, lave as mãos, tome banho ao retornar para casa. Não leve o vírus para aqueles que você ama, para aqueles que você tem cuidado e preocupação, porque ele é letal”, finalizou.

No inicio da pandemia em Cuiabá, os servidores da Unidade 3 publicaram uma carta lamentando a propagação do novo coronavírus (COVID-19) pelo local. No total, eram 13 infectados.

Funcionário da Saúde há 25 anos, o terapeuta Davi Vicente confirmou a informação da falta de EPI’S e lamentou a morte da colega.” Uma ótima colega de trabalho, muito competente, dinâmica, participativa com o grupo. Deixa a família, filhos, marido, a carreira que foi interrompida”.  

“Está sendo muito difícil, segundo colega que vai a óbito, muito doloroso para nós. Temos que unir forças para continuar o trabalho. Têm muitos colegas em pânico que não vão trabalhar, alguns no grupo de risco. A Secretaria [de Saúde] teria que rever os protocolos e não deixar piorar para tratar”, acrescentou.

Situação em Mato Grosso 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (18), 941 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 30 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas três mortes foram notificadas pelo município de Cuiabá.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (293), Rondonópolis (93), Várzea Grande (76), Barra do Garças (55), Primavera do Leste (39), Tangará da Serra (34), Lucas do Rio Verde (32), Sinop (30), Sorriso (27), Rosário Oeste (25), Confresa (19), Cáceres (18), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (13), Querência (12), Jaciara (12), Tapurah (9), Alta Floresta (9), Mirassol D’Oeste (8), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São José dos Quatro Marcos (6), Pontes e Lacerda (6), São Pedro da Cipa (5), Vila Rica (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Nova Ubiratã (3), Nova Lacerda (3), Ipiranga do Norte (3), Campo Novo do Parecis (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Juscimeira (2), Guarantã do Norte (2), Conquista D’oeste (1), Canarana (2), Campo Verde (2), Alto Araguaia (2), União do Sul (2), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Porto Alegre do Norte (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Cotriguaçu (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (21).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet