Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

crise na saúde

Mato Grosso recebeu dez leitos de UTI do Ministério da Saúde, mas sem nenhum respirador

Foto: Secom / MT

Mato Grosso recebeu dez leitos de UTI do Ministério da Saúde, mas sem nenhum respirador
O Ministério da Saúde encaminhou dez leitos para Mato Grosso que deveriam ser para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no entanto, todos vieram sem os respiradores mecânicos. A informação foi dada pelo secretario de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (19).


Leia também:
“Está todo mundo preocupado com quando será o pico, mas nós estamos no início”, afirma secretário
 
“Há um grande desconforto e dificuldade para ampliar os leitos de UTI, já que o principal para formar um leito de UTI são os respiradores mecânicos, e há dificuldade para adquirir no Brasil, dificuldade par adquirir na China, dificuldade do próprio Ministério da Saúde de entregar aos estados aquilo que foi prometido”, lamentou.
 
Atualmente, Mato Grosso conta com 214 leitos de UTI na rede pública, e o número deve ser maior com a entrega dos que ainda são planejados pelo governo, durante o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
Gilberto, na mesma entrevista, ainda lamentou que o Ministério continue sem um nome em substituição ao Nelson Teich, que deixou a pasta no último dia 15. Por enquanto, o General Pazuello está como ministro interino.
 
“Afeta todos os estados, e afeta o trabalho de todos os secretários de estado e secretários municipais de saúde. A falta de uma condução nacional traz sim um estrangulamento à saúde do país. Isso não é confortável, nós estamos no meio de uma pandemia, e essas soluções, no meu entendimento, quando necessárias, as substituições tem que acontecer no mesmo dia”, afirmou. “Não é possível que um país fique à deriva, sem a nomeação de um ministro, pra que possa se interar o mais rápido possível das necessidades que nós temos de enfrentamento”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet