Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

60% dos óbitos

Pacientes com diabetes e hipertensão são os que mais morrem por coronavírus em MT

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pacientes com diabetes e hipertensão são os que mais morrem por coronavírus em MT
Levantamento feito pelo Olhar Direto, com base nos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pacientes diabéticos e com hipertensão foram os que mais morreram no Estado, em decorrência do novo coronavírus. Ao todo, segundo  última atualização, foram 30 óbitos em Mato Grosso. Os casos confirmados já se aproximam de mil, marca que deve ser batida até a próxima quarta-feira (20).


Leia mais:
Projeção aponta que MT pode chegar a 70 mil casos de coronavírus até agosto; UTIs 'esgotadas' em junho
 
Os dados da última segunda-feira (18), quando houve a última atualização, mostram que Mato Grosso teve 30 mortes por coronavírus. Destas, 18 pessoas tinham hipertensão e/ou diabetes, o que representa um total de 60% dos óbitos.
 
As ocorrências das doenças nos óbitos aparecem da seguinte forma: hipertensão (14); diabetes (14); obesidade (8); cardiopatia (7); doença renal (3); neoplasia (1); pneumonia (1); câncer (1) e hepatopatia (1).
 
Em alguns casos, um mesmo paciente infectado com coronavírus tinha mais de um destas doenças do grupo de risco. É o caso de Dona Benedita, de 66 anos, moradora de Chapada dos Guimarães, que morreu no dia 14 de maio. Ela sofria de diabetes, hipertensão e obesidade.
 
Dois dos casos aparecem como em investigação no boletim da Secretaria de Saúde. Outras duas vítimas do coronavírus não tinham nenhuma doença pré-existente. Dos 30 que morreram, 21 eram do sexo masculino.
 
Até a última segunda-feira, Mato Grosso tinha 44 pessoas infectadas pelo coronavírus internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo que 31 estão em públicas e 14 em privadas. A taxa de ocupação dos leitos deste setor é de 12,6%.

Grupo de risco

Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma e indivíduos acima de 60 anos são os mais propensos a ter complicações e morrer de Covid-19. Estudo recém-publicado no British Medical Journal (BMJ) traz novos dados sobre os tais grupos de risco do coronavírus.

Os pesquisadores avaliaram 113 pessoas que morreram e outras 161 que se recuperaram da infecção na cidade de Wuhan, na China, onde a epidemia foi deflagrada.

Um fator de risco que chama a atenção é a hipertensão arterial, uma das comorbidades mais associadas às complicações fatais da Covid-19 até agora. Na pesquisa publicada no BMJ, 48% dos falecidos tinha pressão alta, ante 24% dos que se recuperaram — o dobro, portanto.

Entre os que morreram, 21% possuíam diabetes — esse número caiu para 14% entre os que ficaram bem. E 14% dos falecidos por causa do coronavírus sofriam com outras doenças cardiovasculares.

Já o diabetes, principalmente o tipo 2, é um fator de risco para o agravamento de diversas infecções. Isso porque prejudica as defesas do organismo contra vírus, bactérias e afins.

Dados de Mato Grosso
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (18) 941 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 30 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas três mortes foram notificadas pelo município de Cuiabá.
 
Os casos confirmados estão em Cuiabá (293), Rondonópolis (93), Várzea Grande (76), Barra do Garças (55), Primavera do Leste (39), Tangará da Serra (34), Lucas do Rio Verde (32), Sinop (30), Sorriso (27), Rosário Oeste (25), Confresa (19), Cáceres (18), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (13), Querência (12), Jaciara (12), Tapurah (9), Alta Floresta (9), Mirassol D’Oeste (8), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São José dos Quatro Marcos (6), Pontes e Lacerda (6), São Pedro da Cipa (5), Vila Rica (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Nova Ubiratã (3), Nova Lacerda (3), Ipiranga do Norte (3), Campo Novo do Parecis (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Juscimeira (2), Guarantã do Norte (2), Conquista D’oeste (1), Canarana (2), Campo Verde (2), Alto Araguaia (2), União do Sul (2), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Porto Alegre do Norte (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Cotriguaçu (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (21).
 
O documento ainda aponta que um total de 3.926 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 65 amostras em análise laboratorial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet