Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

máscara e distanciamento

Manifestação de empresários desrespeita medidas de prevenção ao novo coronavírus

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Manifestação de empresários desrespeita medidas de prevenção ao novo coronavírus
Manifestação realizada por empresários e funcionários de setores como academias, bares, restaurantes e lojas de shoppings no fim da tarde de segunda-feira (18), em Cuiabá, foi marcada pelo desrespeito às medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

 
Leia também 
Com caixão e velas, empresários fazem carreata e protestam por reabertura em Cuiabá


Parte dos manifestantes não utilizavam máscaras ou as usavam de maneira incorreta. A aglomeração de pessoas desrespeitou ainda o distanciamento mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), instrução replicada pelos governos estaduais e municipais.
 
A reportagem do Olhar Direto esteve no local marcado para ocorrer o encerramento da manifestação, a Praça Alencastro, endereço da Prefeitura de Cuiabá. Operação envolvendo policiais militares e servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) impediu circulação de carros e motocicletas nas ruas que dão acesso à praça. O impedimento causou tumulto.



Longe dos veículos, pessoas se aglomeração em frente à prefeitura. Houve relato de ameaças supostamente feitas por policiais que prestavam serviço de segurança ao prédio da administração municipal. Diversos manifestantes sem máscaras gritavam exigindo a abertura de seus comércios.  
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até a tarde desta segunda-feira (18), 941 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 30 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas três mortes foram notificadas justamente pelo município de Cuiabá. A capital tem 293 casos confirmados.
 
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco. Entre as medidas estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.



Após a manifestação, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) emitiu nota, afirmando que  compreende a reivindicação das categorias e tem trabalhado para que garantir que a retomada das atividades. Pinheiro destacou que desde o dia 27 de abril tem colocado em prática um plano estratégico, avaliando periodicamente o comportamento da pandemia do novo coronavírus na Capital.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet