Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

sob protestos

Reforma da Previdência de MT deve receber emendas e só será votada em junho

Foto: Fablicio Rodrigues - ALMT

Reforma da Previdência de MT deve receber emendas e só será votada em junho
A polêmica e bastante contestada Reforma da Previdência Estadual, que chegou ao Plenário das Deliberações como Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2020, deve entrar em pauta apenas dia 3 de junho, conforme determinação do deputado Eduardo Botelho (DEM), presidente da Assembleia Legislativa. A PEC era para entrar em discussão na sessão desta quarta-feira (20), pois já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, mas o presidente resolveu acatar pedido de diversos deputados, entre eles sindicalistas e funcionários de carreira do Governo. 

Leia mais:
Secretário responde governador e diz que só contratou TV após negativa da TVAL

Botelho atendeu ao pedido dos deputados João Batista (Pros), Paulo Araújo (Progressistas), Elizeu Nascimento (DC), Delegado Claudinei (PSL), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT) e Dr João (MDB), que solicitaram acrescentar emendas e alterar o projeto que envolve tempo de aposentadoria e ganho salarial dos servidores públicos do estado. 

Botelho disse que a medida de transferência da discussão do projeto só é atendida porque vários deputados querem estar em plenário para defender suas emendas. "Vamos mudar de hoje para dia 3 de junho para entrar em primeira votação. Deputados que querem apresentar emendas, a façam nesse momento. Pois uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) tem uma tramitação diferenciada.  Vai pra CCJR e depois pra Comissão de Mérito. Então, para não deixar ninguém fora da discussão, vamos mudar a data para dia 3", disse o presidente.

O presidente da Comissão de CCJR, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), reiterou o compromisso de analisar todas emendas a serem apresentadas e disse que a votação na comissão, neste momento, analisa a constitucionalidade do projeto.

O relator da matéria, deputado Dr. Eugênio, destacou que o parecer favorável decorre sobre a constitucionalidade da PEC e afirmou que está disponível para analisar e propor emendas para contribuir com a construção do projeto que discorre sobre o futuro dos servidores do estado. 

Na CCJR, o projeto passou com muita polêmica, sob protestos do deputado Lúdio Cabral, que votou contra, porém no voto final o placar foi 4x1. Com a aprovação, uma comissão especial deverá ser formada e irá discutir todas as propostas de alteração ou de complementação e votar o texto. Em seguida, este documento volta para apreciação da CCJR para só depois ser novamente votada em Plenário.

Com a nova regra à aposentadoria, os titulares dos cargos efetivos e os membros dos Poderes e órgãos autônomos passam a aposentar: homens a partir dos 65 anos de idade, e mulheres a partir de 62 anos de idade. A PEC define ainda que a aposentadoria compulsória se dê aos 75 anos de idade. Os proventos serão pagos proporcionais ao tempo de contribuição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet