Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

briga na pandemia

Mauro Mendes é irresponsável e leviano ao dizer que Cuiabá não criou leitos, afirma Emanuel

Foto: Reprodução

Mauro Mendes é irresponsável e leviano ao dizer que Cuiabá não criou leitos, afirma Emanuel
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que o governador Mauro Mendes (DEM) foi irresponsável ao dizer que a Capital não criou leitos exclusivos para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.


Leia também 
Mendes diz que Prefeitura de Cuiabá não abriu leitos de UTI e 'não fez lição de casa'

 
“Lamentável ouvir e ver o ato leviano do governador dizendo que não sabia da existência desses leitos. É muita irresponsabilidade”, declarou o chefe do Executivo Municipal, nesta quarta-feira (20).
 
Conforme divulgado pela prefeitura, para atender os pacientes do novo coronavírus, Pinheiro determinou a criação do Hospital de Referência à Covid. A unidade, que funciona no prédio do antigo Pronto-Socorro, disponibiliza 170 leitos de enfermaria e ainda 55 leitos de UTIs para atendimento exclusivo.

"O meu embate não é contra o governador, não é contra autoridades políticas. O meu embate é a favor do povo", alertou o prefeito. Boletim divulgada na terça-feira (19) aponta que Cuiabá tem 309 casos confirmados de residentes no município e 78 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital.
 
Destes, 143 já estão recuperados da doença e houve 5 óbitos de residentes e 7 de não residentes. Na rede hospitalar há 48 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 31 na UTI e 17 em enfermaria. Também estão internados 34 pacientes com suspeita da doença, sendo 12 na UTI e 22 em enfermaria.
 
“Estou muito ocupando e não tenho tempo para discussões menores”, concluiu Emanuel sobre a fala de Mauro Mendes.
 
Fala de Mendes
 
Em entrevista concedida na tarde desta terça-feira (19), o governador afirmou que o avanço da doença é preocupante, mas que o foco do monitoramento do Estado tem sido na ocupação dos leitos de UTI para evitar que o sistema de saúde entre em colapso. Nesse contexto, criticou tanto a prefeitura da maior cidade do estado quanto o governo federal.

“O grande número que nós estamos monitorando não é o avanço dos casos, o grande número é exatamente a taxa de ocupação de leitos de UTI. Que é isso exatamente que a Organização Mundial da Saúde fala. Você tem que ter leitos para atender à sua população. O governo de Mato Grosso está fazendo essa lição de casa. Se todos os entes fizerem, governo federal, Prefeitura de Cuiabá, que é referência fizesse a mesma coisa, nós estaríamos absolutamente tranquilos”, alfinetou.
 
Questionado se a prefeitura não vem fazendo a parte dela, Mendes retrucou: “basta perguntar se eles abriram um leito novo na cidade de Cuiabá”.
 
Levantamento
 
Cuiabá integra o ranking das dez cidades menos vulneráveis à Covid19. O dado foi divulgado pela Revista Exame, que teve acesso exclusivo a pesquisa realizada pelo Instituto Votorantim e que traça um cenário da pandemia no país.
 
Conforme a reportagem integram o ranking as cidades de Colina (SP), São Bernardo do Campo (SP), Nova Lima (MG), Flores da Cunha (RS), Colômbia (SP),Cuiabá (MT), Extrema (MG), Porto Reral (RJ), Olímpia (SP) e Gavião Peixoto (SP). A reportagem é assinada pela jornalista Ligia Tuon.
 
O  Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), que  foi criado nesta semana, elenca a capital do Estado é a única a figurar entre as dez menos vulneráveis. De acordo com a reportagem da Revista Exame, o levantamento considera o número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores. Além desses, o IVM considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet