Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

INIMIGO INVISÍVEL

“Não temos como correr atrás das pessoas para testar”, diz Mauro Mendes sobre subnotificação

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

“Não temos como correr atrás das pessoas para testar”, diz Mauro Mendes sobre subnotificação
O governador Mauro Mendes afirmou que a subnotificação de casos da Covid-19 também tem acontecido em Mato Grosso. Ele explicou que apenas quem tem procurado o sistema de saúde tem sido testado, mas como a doença pode ser assintomática em alguns casos, nem todos os infectados procuram. O Estado já adquiriu 20 mil testes PCR e 10 mil testes rápidos, mas Mauro disse que a responsabilidade de realização e compra dos testes é, principalmente, dos municípios.


Leia mais:
Mais de 800 mil mato-grossenses estão a mais de 4 horas de distância das UTI’s da Covid-19

Além dos 30 mil testes que o Estado de Mato Grosso já adquiriu, os próprios municípios têm comprado os testes. O Ministério da Saúde tem enviado verba para esta finalidade. O governador disse que o Estado tem realizado testes, mas nos casos de pessoas não testadas por falta de exames, quem deve prestar esclarecimentos é o Município.

"Quem faz atenção primária, quem recepciona o cliente é a Prefeitura. A Santa Casa, por exemplo, é um hospital de referência, mas a porta de entrada é a UPA, a Policlínica. Se a pessoa chegar com sintomas, o Município tem que ter o teste, porque o Ministério da Saúde deu dinheiro pra isso. Mas o Estado tem testes, nós estamos testando nossos profissionais da saúde constantemente, temos 45 laboratório credenciados em 15 municípios. Então, existe uma rede criada no Estado". 

Mauro ainda disse que a situação da subnotificação acontece no mundo todo justamente porque em alguns casos a doença é assintomática. Ele reforça que, para que seja testada, a pessoa que desconfie estar com Covid-19 deve procurar a rede de saúde. 

"A história da subnotificação é real no mundo inteiro, porque tem gente que pega a doença e é assintomático, é uma característica da doença. E se a pessoa não procurou o sistema de saúde, não temos como correr atrás deles para testar. Se tá faltando teste, tem que perguntar para o prefeito, que recebeu dinheiro e não foi pouco. O que falta não é dinheiro, é outra coisa, mas aí é a sociedade que vai julgar".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet