Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

faleceu domingo

Família contesta morte de motorista; Secretaria rebate e cita janela imunológica

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Família contesta morte de motorista; Secretaria rebate e cita janela imunológica
Familiares do motorista de 35 anos que morreu no domingo (24), contestam a causa do óbito e relatam o resultado de um exame que havia dado negativo para a Covid-19. No entanto, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis (a 216 quilômetros de Cuiabá), município onde a vítima estava internada, esclareceu que o paciente pode testar negativo em um exame e dias depois positivo, em função da janela imunológica.


Leia mais:
Motorista de 35 anos é a quarta vítima da Covid-19 nas últimas 24h em MT

Por meio de nota, a Pasta informou que cabe ao órgão municipal receber as notificações de casos de Covid-19 feitas por hospitais e laboratórios, bem como óbitos e informar os dados à população. Após a morte do homem, foi feito um teste rápido para Covid-19, que apresentou resultado positivo.

O teste foi feito em função do óbito ter sido ocasionado por suspeita da doença. Conforme a nota, um paciente pode testar negativo em um exame e dias depois positivo em função da janela imunológica. Nos primeiros dias dos sintomas o corpo pode ainda não ter apresentado resposta imunológica ao vírus e assim o teste apresentar um resultado negativo.

A Secretaria de Saúde também reforça que tanto casos de óbitos suspeitos de Covid-19 – que ainda estão em investigação – como casos de mortes confirmadas por exames, é necessário que o protocolo para sepultamento seja seguido pelas funerárias, o que envolve a proibição de realização de velório e a manutenção do caixão lacrado como medida para evitar a proliferação do vírus e contaminações.

O protocolo de sepultado foi determinado de Governo do Estado por meio da Portaria 168/2020 e deve ser seguido em todo o território de Mato Grosso. A secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, ressalta ainda que nenhum município recebe qualquer quantia em dinheiro por casos de mortes confirmadas de Covid-19. Informações como estas são inverídicas.

No Portal Anvisa, há um documento esclarecendo que o teste rápido não detecta especificamente coronavírus (Sars-CoV-2), mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido. 
 
O caso

Um motorista de 35 anos morreu domingo (24), vítima do coronavírus em Rondonópolis (a 216 quilômetros de Cuiabá). O paciente estava internado desde sexta-feira (22), no Hospital Materclin e conforme a Secretaria de Saúde do Município, não possuía nenhum tipo de comorbidades.
 
Conforme a Secretaria, o motorista havia retornado de uma viagem ao Pará e começou a apresentar sintomas de febre, tosse, falta de ar, desconforto respiratório, mal-estar e perda do olfato e paladar de acordo com a notificação de síndrome respiratória aguda grave. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet