Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​TECNOLOGIA EM SEGURANÇA

Soluções de áudio aumentam eficiência de sistemas de câmeras

Foto: Reprodução

Soluções de áudio aumentam eficiência de sistemas de câmeras
Um dos piores pesadelos de um gestor é perder tempo e dinheiro com incidentes em seu empreendimento. Um roubo, furto, acidente de trabalho ou alguma falha na operação podem acarretar enormes prejuízos e, em muitos casos, comprometer a continuidade do negócio.


Leia mais:
À polícia, esposa de presidente da OAB afirma que levou empurrão e conta que ele havia bebido


Com isso, a implantação de áudio integrado aos sistemas de câmeras vêm se tornando cada vez mais popular entre as empresas. Esse sistema é comumente conhecidos como Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

A principal vantagem dessa solução é a intimidação dos infratores em tempo real para que não cometam delitos ou atos de vandalismo. O acionamento automático de áudio com mensagens programadas ou ao vivo coloca o suspeito em situação desconfortável,  muitas vezes inibindo sua ação.

A aplicação desse tipo de sistema já é uma realidade e vem crescendo exponencialmente devido a sua comprovada eficácia em fazendas, usinas hidrelétricas, construções, lojas de varejo e atacado. 

O poder público também pode investir no áudio para melhorar o sistema de segurança de vídeo remoto já existentes como em pontos de ônibus, estações de transporte público, praças ou arenas.

Uma dessas aplicações possíveis é o áudio remoto. Imagine alguém tentando invadir um estabelecimento, construção ou estação de transporte público. Se houver monitoramento por vídeo, o áudio remoto envia uma mensagem ao vivo para essa pessoa: “Atenção você, de boné, camiseta branca, a sua imagem está sendo visualizada em nossa central de monitoramento e já foram enviadas para autoridades policiais que estão a caminho. Saia imediatamente desta área”.

Outra situação onde essa solução pode ser aplicada é quando uma pessoa passa por um sensor e ao invés de disparar o alarme, um áudio gravado é acionado, embora com menor detalhamento: “Estamos monitoramento sua imagem. Esta é uma propriedade particular e já acionamos a polícia. Saia imediatamente”.

De acordo com o especialista Wagner Figueiredo, diretor da AUSEC, esse mecanismo é eficaz e traz resultados à empresa. "Esse tipo de abordagem por áudio remoto tem maior potencial para dissuadir uma conduta criminosa, pois apesar da câmera estar monitorando a ação, o indivíduo não tem noção das providências que estão sendo tomadas", afirma Figueiredo.

Outras opções

Há outras aplicações possíveis do áudio, como por exemplo quando alguém ou um grupo de pessoas permanece tempo demais no mesmo local. Essa ação perigosa ou indesejada pode ser evitada com o disparo de uma mensagem pré-gravada, informando as pessoas que elas estão sendo observadas. Se necessário, também poderá ser enviada uma mensagem para a equipe de segurança ou à polícia avisando do problema.

Há ainda a situação em que uma pessoa ou veículo bloqueia a saída de um estabelecimento. Novamente um áudio pré-gravado pode ser acionado ou a central de vigilância pode falar ao vivo. Em alguns casos, dependendo da situação, o áudio pode ser desativado e a polícia chamada para fazer prisão em flagrante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet