Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de julho de 2020

Notícias / Política MT

Prefeito nega fechamento de UTI e alega que vai colocar 40 leitos no Hospital São Benedito

Da Redação - Max Aguiar

29 Mai 2020 - 14:08

Foto: Reprodução - Sicom

Prefeito nega fechamento de UTI e alega que vai colocar 40 leitos no Hospital São Benedito
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que a acusação do governo do estado de que ele iria fechar 40 leitos de UTI em plena pandemia da Covid-19 é mais uma falácia que vem do Palácio Paiaguás para desqualificar o Palácio Alencastro, sede da prefeitura de Cuiabá. 

Leia mais:
Emanuel chama Mauro Mendes de irresponsável, leviano, insensível e acionará a Justiça

Segundo Emanuel, Cuiabá não terá perda de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas sim uma transferência dos 40 leitos, que seriam instalados no Hospital Municipal de Cuiabá e agora serão no Hospital São Benedito. O prefeito afirma que Cuiabá economizou e não fica mentindo ou agindo com leveniandade para causar pânico na cidade. 

"Eu economizei os recursos públicos. Eu criei 315 com 60 UTIS. Imagina o Estado hoje sem o HMC. Depois que abrimos lá, eu ia fechar o antigo Pronto-Socorro para transformar em Hospital da Família. Mas veio a pendemia e nós transformamos o espaço em Hospital de Referência da Covid-19", diz Emanuel.

"Reformei os leitos e economizei dinheiro público. Abrimos lá 55 leitos de UTI e 155 leitos de enfermaria. Temos um plano de mitigação do Covid-19. Isso está nas mãos do secretário, do Ministério Público e do TCE. Ainda temos um plano B se houver um descontrole. Esse plano envolve o Hospital São Benedito, que terá mais 40 leitos leitos. Não levamos essas unidades de UTI no Pronto-Socorro novo para não levar a covid-19 pra lá. Não podemos espalhar mais a doença. Por isso essas 40 unidades de UTI serão no Hospital São Benedito", comentou o prefeito Emanuel.

O prefeito ainda explica que a Secretaria Municipal de Saúde tem a UPA do Verdão, que foi inaugurada, mas não aberta e será aberta apenas por análise dos números da pandemia. 

"E ainda temos a UPA do Verdão, que não está aberta pois aguarda os números do fim de de maio. Cuiabá hoje tem 75 leitos, sendo 55 no antigo pronto socorro, vai a 105 leitos de UTI, num plano de mitigação nós vamos adequando de acordo com o andamento do Covid. Estamos dentro do planejamento. A única diferença é que habilitariam 40 leitos do HMC, e eu desautorizei, por lá ser uma última hipótese. Os 40 leitos vão pro hospital São Benedito. Ou seja, para frustração de levianos, não houve fechamento de UTI. Dentro de nosso planejamento está tendo abertura novas UTIs no Hospital de Covid", explicou. 

O prefeito ainda voltou a afirmar que Cuiabá carrega a saúde do Estado nas costas, pois o governo não ajuda com nenhum real as unidades de saúde, mesmo sendo que além de Covid, a população ainda sofre com outras comorbidades. 

"A população continua tendo AVC, infarto, pessoas, brigam, são acidentadas, pessoas são esfaqueadas, baleadas e tudo é o município que atende. Você vai na UPA, policlínica, pronto socorro, é o município que cuida. Então além de todas as outras comorbidades que o estado não dá um centavo, ainda estamos abrindo leitos de UTI e enfermaria para controle. É essa minha preocupação e meu foco. Já ouvi muitas coisas, mas nem tenho interesse em ficar falando de ataques gratuítos", concluiu o prefeito. 

O decreto me dá esse poder. É chegado o momento que você tem que casar o emprego, o empresário e a dignidade das pessoas. 

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mané
    30 Mai 2020 às 10:07

    O Mauro Mente que parece uma criança mimada.....ele é vaidoso,mimado, assim como outros do Agro.... Gosta de intrigas

  • Renat
    29 Mai 2020 às 19:15

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Joilson
    29 Mai 2020 às 18:16

    Diariamente, cerca de 40% das notícias aqui referem-se a troca de acusações entre prefeito e o governador. Sinceramente eu já estou de saco cheio dessas picuinhas. Parecem duas crianças mimadas que teve seu brinquedo quebrado. Deveriam dar o exemplo. E o site tbm poderia parar de publicar essas briguinhas ridículas...já deu...já encheu o saco...

  • Thomas Morus
    29 Mai 2020 às 17:23

    Isso tem cheiro de maracutaia ... O hospital São Benedito, salvo engano é alugado... Ora se for mesmo fazer alguma coisa tem que ser nos Prontos Socorros... Esse prefeito com essa Câmara são Batman e Robin do mal........

  • milton
    29 Mai 2020 às 16:31

    UAI !!!!! A CONVERSA MUDOU.ESSE MANE PALITO E MAIS FALSO QUE NOTA DE 3 REAIS

Sitevip Internet