Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

REBATEU

SES nega que houve recusa de UTI para idosa que morreu com o novo coronavírus

Foto: Mayke Toscano - Olhar Direto

SES nega que houve recusa de UTI para idosa que morreu com o novo coronavírus
O emblemático caso da morte da idosa de 81 anos em Várzea Grande, que segundo a prefeitura da cidade, morreu porque não teve UTI liberada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, ganha um novo capítulo. Dessa vez, a Pasta estadual reafirma que não houve recusa. 

Leia mais:
SES negou UTI a idosa de 81 anos vítima da Covid-19, afirma Várzea Grande

Em nota oficial, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Regulação, Controle e Avaliação, esclareceu que não houve recusa de pacientes com a suspeita da Covid-19, "pois esta não é uma conduta prevista nas atividades da Regulação – setor que é responsável por registrar a solicitação e direcionar o caso clínico de acordo com o perfil assistencial de cada unidade hospitalar".

A área técnica explicou que questiona se o caso é confirmado ou suspeito como forma de transferir o paciente para o setor ideal das unidades hospitalares. 

Tudo aconteceu após a Secretaria de Saúde de Várzea Grande e o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus acusar a Central de Regulação do Estado, sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, de ter recusado a paciente no início da semana, mesmo ela estando em estado considerado "gravíssimo" e avaliada com o sintomas da doença.

Segundo a prefeitura de Várzea Grande, Antônia Nunes deu entrada na unidade, no dia 24 de maio, apresentando fraqueza, pele azulada, palidez, sonolência, hiperglicemia, hipotermia, apatia, com as extremidades frias e dificuldade de respiração.

"No dia 25 de maio, quando houve piora do quadro, mesmo com avaliação clínica para Covid-19, a solicitação para UTI foi recusada pela Central de Regulação, por não ter exame que confirmasse a doença, cujo resultado só ficou pronto na data de hoje, 29 de maio, três dias após o óbito", disse VG.

Por outro lado, a SES ainda informa que há alas para casos suspeitos nas unidades hospitalares do Estado, fato que justifica os questionamentos da Regulação ao abrir um boletim de transferência. Uma considerável parte dos pacientes aguardam o resultado do exame para Covid-19 já em internação. 

Confira a nota:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Regulação, Controle e Avaliação, esclarece que não houve recusa de pacientes com a suspeita da Covid-19, pois esta não é uma conduta prevista nas atividades da Regulação – setor que é responsável por registrar a solicitação e direcionar o caso clínico de acordo com o perfil assistencial de cada unidade hospitalar. A área técnica explica que questiona se o caso é confirmado ou suspeito como forma de transferir o paciente para o setor ideal das unidades hospitalares. 

A SES ainda informa que há alas para casos suspeitos nas unidades hospitalares do Estado; fato que justifica os questionamentos da Regulação ao abrir um boletim de transferência. Uma considerável parte dos pacientes aguardam o resultado do exame para Covid-19 já em internação. Portanto, não procede a informação de que o Complexo Regulador só considera pacientes com o diagnóstico de coronavírus.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet