Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

voo comercial

UFMT disponibiliza recurso para que alunos retornem da Colômbia para o Brasil

Foto: Reprodução

UFMT disponibiliza recurso para que alunos retornem da Colômbia para o Brasil
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que custeará parte do voo dos estudantes em mobilidade internacional na Colômbia. Ele sairá de Bogotá e chegará a São Paulo na quinta-feira (04). O retorno à Cuiabá está previsto para acontecer no dia seguinte. A ação é realizada por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) a partir do chamamento realizado pela Embaixada do Brasil na Colômbia.


Leia mais:
Estudantes de MT "presos" na Colômbia enviam carta à embaixada pedindo repatriação

“A UFMT já havia tomado providências ao disponibilizar bolsas emergenciais para a manutenção dos estudantes na Colômbia. Felizmente houve essa possibilidade do voo de retorno e a Universidade, de pronto, definiu que vai ajudar no custo das passagens para que todos os estudantes voltem”, afirma o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.

Segundo o secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Sousa, a embaixada encaminhou o aviso do voo especial na sexta-feira (29), à noite. "Desde então, toda a equipe da SECRI e da Administração Superior vem se mobilizando, atendendo os estudantes e na manhã desta segunda-feira (01) o reitor formalizou a liberação do recurso para a execução da atividade", aponta. “Vários agentes públicos, parlamentares e até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram acionados para auxiliar na articulação do retorno. Porém, devido ao curto prazo, a decisão foi tomada pela reitoria, mas a sensibilidade demonstrada pelos agentes públicos consultados me dá a certeza que a sociedade auxiliará a UFMT sempre que necessário”, completa.

O secretário conta ainda que a embaixada deu um prazo de até domingo (31), meio-dia, para a confirmação dos nomes dos brasileiros retidos na Colômbia. "Só poderá voar quem estava informado às embaixadas, que foi a nossa orientação para todos os nossos estudantes", completa o docente.

Os recursos serão depositados diretamente na conta dos estudantes que estão em mobilidade. Na semana passada, a UFMT já havia disponibilizado uma bolsa emergencial à estudantes na Colômbia. "Isso, no entanto, não conclui nosso trabalho. Conseguimos auxiliar na repatriação de mais sete estudantes em mobilidade, totalizando 18 regressos até o momento. Ainda temos 36 discentes e eles contarão com nosso apoio, como foi feito desde o primeiro momento da pandemia", finaliza o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet