Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de julho de 2020

Notícias / Política MT

Em resposta a governador, prefeito lamenta disputa política e diz que Cuiabá disponibilizará 105 leitos

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

01 Jun 2020 - 17:12

Foto: Davi Vale/prefeitura de Cuiabá

Em resposta a governador, prefeito lamenta disputa política e diz que Cuiabá disponibilizará 105 leitos
Cobrado novamente pelo governador Mauro Mendes (DEM), que desde a semana passada questiona a quantidade de leitos em Cuiabá e o que foi feito com os recursos enviados ao município para combater o Covid-19, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), por meio de nota, informou que a prefeitura disponibilizará um total de 105 leitos de UTIs exclusivamente para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Leia mais
Mauro se diz irritado com forma como Cuiabá conduz combate à covid-19 e volta a cobrar leitos de Emanuel


Segundo o prefeito, os 105 leitos vão ser distribuídos no Hospital de Referência à COVID19 (sendo 40 vagas de UTI adulto e 15 pediátricas) já em pleno funcionamento e mais 40 leitos de UTI específicos para Covid no Hospital Municipal São Benedito. Ele também comunicou que outros dez leitos de UTI serão também disponibilizados no Hospital de Referência em prazo célere.

Ainda conforme a prefeitura, de todos os leitos disponíveis na capital, 21 estão ocupados no Hospital Referência. Já sobre os recursos recebidos, o prefeito disse que toda a movimentação financeira do combate ao coronavírus está em um item específico no Portal da Transparência.

O prefeito, por fim, voltou a lamentar a disputa política encampada pelo governador em um difícil momento que a população mato-grossense, assim como mundial está vivendo.

Veja a nota:

A Prefeitura de Cuiabá informa que disponibilizará um total de 105 leitos de UTIs exclusivamente para pacientes infectados pelo novo Coronavirus distribuídos no Hospital de Referência à COVID19 (sendo 40 vagas de UTI adulto e 15 pediátricas) já em pleno funcionamento e mais 40 leitos de UTI específicos para Covid no Hospital Municipal São Benedito. Outros dez leitos de UTI serão também disponibilizados no Hospital  de Referência em prazo célere.

Até a data de 31/5, 21 leitos de UTI estavam ocupados no Hospital de Referência. Já no São Benedito, na mesma data, não há pacientes internados pela doença. Todas as UTIs estão devidamente equipadas.

Quanto a destinação de recursos enviados ao Município, esclarecemos que 
pode ser acompanhada por meio do Portal Transparência, que conta com item específico sobre o enfrentamento à pandemia.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta que mais uma vez o enfoque seja um cenário de disputa eleitoral em detrimento do real enfrentamento à disseminação do vírus. 

Considera um ultraje que a tônica de um momento tão delicado seja o reiterado ataque de cunho pessoal e joguetes de palavras no único e, descabido, intento de deixar à população alarmada. 

Oportuno esclarecer que a gestão vem cumprimento seu papel de atendimento de qualidade à população. 

Prova disso trata-se de levantamento do Hospital Municipal de Cuiabá -HMC, Dr. Leony Palma de Carvalho. A unidade, que já era referência em atendimentos de média e alta complexidade para os 141 municípios de Mato Grosso, se tornou a principal ‘fonte desafogadora’ do Sistema Único de Saúde - SUS mato-grossense no atendimento a outras doenças.

Apenas nos meses de março, abril e maio o HMC atendeu 6.330 pessoas na urgência e emergência e fechou com 100% da capacidade de lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ainda 2.098 cirurgias de média e grande complexidade. Os dados dão conta de que, no contexto geral, os atendimentos a pacientes de pessoas residentes de outros municípios do Estado chega a 60%.

Por fim, a gestão reafirma que segue empenhada no trabalho, prestando contas aos munícipes e órgãos de controle.

 

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Efa Forte
    02 Jun 2020 às 09:14

    A saúde pública de Cuiabá da assistência para todo estado de Mato Grosso e sem uma contrapartida justa do estado e essas palavras sempre foram usadas pelo ex prefeito Wilson Santos.

  • André
    02 Jun 2020 às 07:21

    Estava batendo o pé dizendo que os leitos estavam disponiveis, agora so tem uma parte? Sera que o restante esta no paletó? O mágico usa a cartola e o Emanuel o paletó.

  • Moreira
    02 Jun 2020 às 07:16

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • luiz otavio
    02 Jun 2020 às 06:31

    covid vai servir para fazer uma limpeza nos politicos

  • Anabel Farias
    02 Jun 2020 às 04:37

    Continue trabalhando pelo povo Emanuel. Deixe Mauro mentes espernear sozinho. O que é dele está guardado. O povo não é msis bobo não.

  • Pedro
    01 Jun 2020 às 23:04

    Tirando leito de pacientes doentes de neuro e ortopedia do São Benedito para dar ao COVID! A outras doenças não sumiram! Isso é um vergonha para nossa capital

  • Jv
    01 Jun 2020 às 19:25

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Cidadao
    01 Jun 2020 às 19:11

    Aqui em Rondonopolis o trem ta feio o valor da agua da sanear ,esta competindo com o valor da energisa cade o ministerio publico isso errado ze do patio

  • josé de souza
    01 Jun 2020 às 17:52

    FUTURO GOVERNADOR DE MATO GROSSO, PREFEITO EAMUNUEL PINHEIRO, MUDANDO A CARA DE CUIABÁ, TEM TRADIÇÃO NA POLITICA DE MATO GROSSO, AMIGO DO CAMPOS, VOTO NO SENHOR NO SENHOR EMANUEL, FUI A CUIABÁ E PERCEBI QUE ESTA TRANFORMANDO A NOSSA QUERIDA CAPITAL DE MT.

  • Degas
    01 Jun 2020 às 17:42

    Quanta lentidão!!

Sitevip Internet