Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Política MT

Briga durante pandemia

Em resposta a governador, prefeito lamenta disputa política e diz que Cuiabá disponibilizará 105 leitos

Foto: Davi Vale/prefeitura de Cuiabá

Em resposta a governador, prefeito lamenta disputa política e diz que Cuiabá disponibilizará 105 leitos
Cobrado novamente pelo governador Mauro Mendes (DEM), que desde a semana passada questiona a quantidade de leitos em Cuiabá e o que foi feito com os recursos enviados ao município para combater o Covid-19, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), por meio de nota, informou que a prefeitura disponibilizará um total de 105 leitos de UTIs exclusivamente para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Leia mais
Mauro se diz irritado com forma como Cuiabá conduz combate à covid-19 e volta a cobrar leitos de Emanuel


Segundo o prefeito, os 105 leitos vão ser distribuídos no Hospital de Referência à COVID19 (sendo 40 vagas de UTI adulto e 15 pediátricas) já em pleno funcionamento e mais 40 leitos de UTI específicos para Covid no Hospital Municipal São Benedito. Ele também comunicou que outros dez leitos de UTI serão também disponibilizados no Hospital de Referência em prazo célere.

Ainda conforme a prefeitura, de todos os leitos disponíveis na capital, 21 estão ocupados no Hospital Referência. Já sobre os recursos recebidos, o prefeito disse que toda a movimentação financeira do combate ao coronavírus está em um item específico no Portal da Transparência.

O prefeito, por fim, voltou a lamentar a disputa política encampada pelo governador em um difícil momento que a população mato-grossense, assim como mundial está vivendo.

Veja a nota:

A Prefeitura de Cuiabá informa que disponibilizará um total de 105 leitos de UTIs exclusivamente para pacientes infectados pelo novo Coronavirus distribuídos no Hospital de Referência à COVID19 (sendo 40 vagas de UTI adulto e 15 pediátricas) já em pleno funcionamento e mais 40 leitos de UTI específicos para Covid no Hospital Municipal São Benedito. Outros dez leitos de UTI serão também disponibilizados no Hospital  de Referência em prazo célere.

Até a data de 31/5, 21 leitos de UTI estavam ocupados no Hospital de Referência. Já no São Benedito, na mesma data, não há pacientes internados pela doença. Todas as UTIs estão devidamente equipadas.

Quanto a destinação de recursos enviados ao Município, esclarecemos que 
pode ser acompanhada por meio do Portal Transparência, que conta com item específico sobre o enfrentamento à pandemia.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta que mais uma vez o enfoque seja um cenário de disputa eleitoral em detrimento do real enfrentamento à disseminação do vírus. 

Considera um ultraje que a tônica de um momento tão delicado seja o reiterado ataque de cunho pessoal e joguetes de palavras no único e, descabido, intento de deixar à população alarmada. 

Oportuno esclarecer que a gestão vem cumprimento seu papel de atendimento de qualidade à população. 

Prova disso trata-se de levantamento do Hospital Municipal de Cuiabá -HMC, Dr. Leony Palma de Carvalho. A unidade, que já era referência em atendimentos de média e alta complexidade para os 141 municípios de Mato Grosso, se tornou a principal ‘fonte desafogadora’ do Sistema Único de Saúde - SUS mato-grossense no atendimento a outras doenças.

Apenas nos meses de março, abril e maio o HMC atendeu 6.330 pessoas na urgência e emergência e fechou com 100% da capacidade de lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ainda 2.098 cirurgias de média e grande complexidade. Os dados dão conta de que, no contexto geral, os atendimentos a pacientes de pessoas residentes de outros municípios do Estado chega a 60%.

Por fim, a gestão reafirma que segue empenhada no trabalho, prestando contas aos munícipes e órgãos de controle.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet