Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

LINHA DE FRENTE

Mais de 100 unidades de saúde não têm plano de contingência em caso de afastamento de enfermeiros

Foto: PAOLO MIRANDA/AFP

Mais de 100 unidades de saúde não têm plano de contingência em caso de afastamento de enfermeiros
Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) no último mês, aponta que 112 unidades de saúde não possuem plano de contingência para substituição de profissionais de enfermagem em caso de afastamento e 48 não possuíam plano de contingência institucional. Ao todo, 233 unidades de saúde foram visitadas. Em Mato Grosso, são 167 profissionais afastados por suspeita ou confirmação da doença e duas mortes registradas.

Leia mais:
UFMT disponibiliza recurso para que alunos retornem da Colômbia para o Brasil
 
Além disso, segundo o portal Observatório da Enfermagem, o Brasil contabiliza hoje 16.656 casos reportados de Covid-19 entre profissionais da enfermagem e lidera o ranking mundial de óbitos desta categoria, com  165 registros. Entre as vítimas fatais, 84,8%  são mulheres. 

Segundo informações da assessoria de imprensa, a fiscalização, realizada pelo Coren-MT entre os dias 23 de abril e 27 de maio junto a 219 unidades de saúde públicas e 14 privadas, abrangeu 45 instituições de referência para atendimento à Covid-19.  Em 34 delas, foram encontradas deficiências na capacitação das equipes de enfermagem para atendimento a casos da doença. Em 70 instituições havia problemas com a qualidade ou quantidade de máscaras N95/PFF2 e, em 58, falhas no fornecimento de máscaras cirúrgicas.

Em 36 delas não haviam sido adotadas medidas de proteção a profissionais do grupo de risco e 26 não haviam implantado métodos de limpeza e desinfecção adequados aos padrões recomendados pelas autoridades sanitárias, mas houve apenas três casos em que não foi encontrado álcool 70% disponível.  Quarenta e cinco notificações por irregularidade foram expedidas pelo Coren-MT e 10 encaminhados às secretarias municipais e estadual de saúde.

Atendimentos

Fiscais do órgão realizaram 1.066 atendimentos e 234 instituições responderam ao levantamento situacional sobre as condições de trabalho e proteção à saúde dos profissionais, que  está sendo aplicado por conselhos regionais de todo o país desde o mês de março. Neste período, o Coren-MT averiguou 82 denúncias, das quais 90% tratavam de problemas com equipamentos de proteção individual (EPI).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet