Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RESPOSTA AO GOVERNADOR

Emanuel responde que não se furtará em prestar esclarecimentos sobre gastos com a Covid em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Emanuel responde que não se furtará em prestar esclarecimentos sobre gastos com a Covid em Cuiabá
Em resposta à atitude do governador Mauro Mendes (DEM) de acionar a Procuradoria Geral do Estado para que ingresse com uma ação junto a União para saber onde e como estão sendo investidos os recursos destinados à Prefeitura de Cuiabá no combate ao novo Coronavírus, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que não se furtará de maneira alguma de prestar esclarecimentos e que inexiste qualquer irregularidade na aplicação do recurso público. 


Leia mais:
PGE denuncia gestão de Emanuel por supostos atos ilícitos com R$ 41 milhões para combate à Covid-19


Por meio de nota, a Prefeitura se pocisionou dizendo que todo trâmite será transparente.

"A Prefeitura de Cuiabá informa que vê com absoluta normalidade a abertura de procedimento e não se furtará a prestar esclarecimentos sobre a destinação de recursos públicos para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavirus. O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, afirma que o instrumento servirá para provar que inexiste qualquer irregularidade na aplicação dos recursos públicos", diz trecho da nota. .

Outro ato informado pela assessoria é que a Prefeitura de Cuiabá possui, por meio do Portal Transparência, uma aba destinada exclusivamente aos recursos empregados para evitar  à disseminação da Covid-19. 

"Além das medidas amplamente divulgadas para resguardar a saúde e a vida das pessoas, Cuiabá conta com 105 leitos de UTI exclusivos para atendimento  às vítimas da infecção, já implementou ações de higienização em toda a cidade". 

A denúncia foi encaminhada na sexta-feira (29) ao órgão investigativo. Conforme documento, as irregularidades vão desde a habilitação de leitos junto ao Ministério da Saúde sem nenhuma comprovação de que realmente estão disponíveis e equipados, até a falta de transparência na destinação das quantias vultosas recebidas do Governo Federal, uma vez que há constantes notícias de falta de EPIs, atrasos de pagamento de médicos e outros materiais básicos nas unidades de saúde de Cuiabá.

Em respost, Emanuel afirma que adquiriu aparelhagem para realização de exames de diagnóstico PCR e ainda cinco mil kits destinados a essa finalidade. Implementou programa de saúde mental destinado aos servidores de linha de frente contra a pandemia. 

"Seguindo ainda o princípio da economicidade, adequou a  estrutura do PS antigo (atual Hospital de Referência) para atendimento exclusivos para doentes da síndrome respiratória. São 170 leitos exclusivos e ainda 55 UTIs ( 40 adultos e 15 pediátricas) somente para pessoas que receberam diagnóstico positivo da Covid. A unidade vai disponibilizar ainda mais dez leitos de UTI nos próximos dias. Outras 40 vagas de UTI foram disponibilizadas no Hospital Municipal São Benedito para aqueles acometidos pelo vírus", concluiu a nota do prefeito. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet