Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

disputa de bastidores

Grupo de deputados tentou derrubar Janaina Riva de chapa da Mesa, mas Botelho a manteve

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Eduardo Botelho e Janaina Riva

Eduardo Botelho e Janaina Riva

Antes da definição da "nova" chapa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que manteve a atual composição, com Eduardo Botelho (DEM) presidente, Janaina Riva (MDB) vice-presidente e Max Russi (PSB) primeiro-secretário, houve uma tentativa de tirar a parlamentar da Mesa. Um grupo de deputados chegou a formatar a chapa sem Janaína, o que acabou rejeitado por Botelho.


Leia mais:
Secretaria do Tesouro Nacional aprova empréstimo de R$ 550 milhões para MT

Segundo informações de bastidores, antes de selar a atual formação, os deputados pactuaram uma espécie de eleição prévia: quem tivesse mais apoio seria o ordenador de despesas da Casa de Leis. Isso porque Max e Janaina estavam polarizando a disputa pelo mesmo cargo. 

Porém, de última hora, surgiu uma tentativa de uma chapa alternativa, em que Janaína não apareceria sequer como vice. A composição pensada por um grupo de deputados seria a seguinte: Eduardo Botelho de presidente, Max Russi primeiro-secretário, Dilmar Dal Bosco (DEM) vice-presidente, Wilson Santos (PSDB) segundo vice-presidente e Delegado Claudinei (PSL) segundo-secretário.

A proposta teria sido apresentada ao presidente, que a rejeitou. "Botelho refutou na hora. Ele disse que poderia perder, mas perderia se fosse com Janaina junto, mas não faria isso", relatou uma fonte que presenciou as articulações.

O ato foi classificado por Janaina como "trairagem", tendo em vista que ela contava com o voto de Dilmar, Delegado Claudinei e de Xuxu Dal Molin (PSC), que não aparece na composição, mas também teria apoiado Max na disputa pela Primeira-Secretaria. A mudança de posição deste trio teria sido decisiva na perda de força de Janaina, que acabou se mantendo na Vice-Presidência. 

Possibilidade de vaga no TCE

Contando com a possível abertura de novas vagas para conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o grupo tentou colocar Dilmar na chapa como vice para evitar que Janaína venha a assumir a Presidência do Parlamento caso Botelho eventualmente assuma uma cadeira no TCE.

Com Janaina na vice, dificilmente Botelho deixaria o parlamento, pois o nome dela no comando da Casa de Leis não agrada o Paiaguás. A mesma fonte confidenciou que pelo governador, nem Max nem Janaina estavam na composição com Botelho. A solução palaciana seria a indicação de Carlos Avalone (PSDB) e Dilmar na composição com Botelho. 

"Agora, com Janaina de vice, dificilmente o governador indicará a vaga para Botelho no TCE, se abrir a vaga. O governador preferiria deputados mais 'submissos'. Janaina e Max são mais difíceis", avaliou. A proximidade da parlamentar com o funcionalismo público é um dos pontos que preocupa o governo.

Atualmente, a chapa com Janaina e Max Russi juntamente com Botelho já tem 18 assinaturas para ser eleita. A possibilidade é que 20 deputados apóiem essa composição. 

A eleição será na próxima quarta-feira (10), durante a sessão especial marcada para às 09h. Todos os deputados devem estar na Casa de Leis e serão chamados nominalmente para o voto, que é secreto e feito por cédula. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet