Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Novas medidas

Prefeitura proíbe venda de bebidas alcoólicas por um mês e circulação de pessoas aos fins de semana

Foto: Reprodução/Ilustração

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

A Prefeitura de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá) tomou duras medidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus na cidade, que já tem indicação de lockdown por parte do governo do Estado. A partir de sexta-feira (19) está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas e circulação de pessoas aos finais de semana e feriados. Além disto, o toque de recolher começará mais cedo.


Leia mais:
Secretário diz que lockdown em Cuiabá é questão de dias; ocupação de leitos se aproxima de 90%

Durante todos os dias em que vigorar o decreto está proibida no município a venda para pessoas físicas e jurídicas de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos varejistas, atacadistas, distribuidores e fabricantes. A intenção é evitar as 'festas clandestinas' que vinham acontecendo durante a pandemia.

A comercialização e a utilização do cachimbo conhecido como "narguilé" também estão vedadas.

A circulação de pessoas de segunda a sexta-feira passa ser proibida após às 19h, podendo voltar a circular novamente a partir das 5h do dia seguinte. No entanto, para a realização de atividades religiosas o documento estabelece até às 20h.

Pelo documento também será proibida a circulação de pessoas, em qualquer horário, nos sábados, domingos e feriados, com exceção para serviços de extrema urgência e emergência.

Os estabelecimentos, como lanchonetes e restaurantes, estão autorizados a realizar  entrega domiciliar ou fazer o serviço “drive thru” para retiradas rápidas de alimentos prontos para o consumo. Porém, o consumo no local não é permitido, assim como a comercialização de bebidas alcoólicas. 

O decreto entra em vigor nesta sexta-feira (19) e segue valendo por 30 dias, com avaliações do quadro epidemiológico da Covid-19 no município sendo realizadas a cada sete dias.

Indicação de lockdown

O avanço do novo coronavírus, de forma bastante rápida, colocou Cuiabá e outras 12 cidades do Estado no maior nível de classificação de risco (muito alto) de infecção pelo coronavírus. Com base no novo decreto, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço da doença, o Executivo orienta que as cidades adotem o chamado lockdown (fechamento completo).

As cidades que estão com a situação mais preocupante no Estado, classificadas como de muito alto risco de contaminação, são: Cuiabá; Alta Floresta; Cáceres; Nossa Senhora do Livramento; Nova Mutum; Pontes e Lacerda; Porto Espiridão; Primavera do Leste; Rondonópolis; Sinop; Sorriso; Tangará da Serra e Várzea Grande.

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) diariamente acrescentou mais 803 novos casos e 23 mortes por Covid-19 nas últimas 24h em Mato Grosso. Ao todo, o Estado acumulou até esta quinta-feira (18) 8.166 casos e 295 óbitos por conta da doença.

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (2.159), Rondonópolis (692), Várzea Grande (668), Primavera do Leste (334), Sorriso (331), Tangará da Serra (293), Confresa (258), Lucas do Rio Verde (245), Sinop (230), Nova Mutum (204), Campo Verde (174), Pontes e Lacerda (160), Barra do Garças (133), Alta Floresta (109), Cáceres (102), Campo Novo do Parecis (95), Querência (83), Nossa Senhora do Livramento (79), Peixoto de Azevedo (76) e Sapezal (75).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet