Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

novidades

Na vanguarda, Unic aperfeiçoa aulas e vestibular online durante a pandemia

Foto: Divulgação

Na vanguarda, Unic aperfeiçoa aulas e vestibular online durante a pandemia
Já há alguns anos, a Universidade de Cuiabá (Unic) é vanguarda em diversos quesitos educacionais e tecnológicos. Não seria diferente neste momento delicado para todos. Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e à necessidade de isolamento social, a instituição investiu em aperfeiçoar suas atividades online, desde o vestibular até as aulas, e seguiu com o calendário ativo para seus quase 40 mil alunos do estado de Mato Grosso.


Leia também:
Ministério da Educação autoriza aulas online nas universidades até o final de 2020
 
Evaldo Tadeu Gomes da Rosa, 48, diretor da regional Centro Norte da instituição, já trabalha na Unic há dezenove anos. Começou como professor e acompanhou de perto diversas das mudanças, adaptando-se e contribuindo. Segundo ele, a primeira preocupação da universidade, assim que os primeiros casos de Covid-19 surgiram no Brasil, foi com a integridade de seus alunos e colaboradores. Por este motivo, as aulas presenciais foram suspensas já em 16 de março.
 
O desafio, naquele momento, era descobrir como se adaptar à nova realidade.  No início, os professores passaram a enviar aulas gravadas. A vantagem era que, como o portal online já era utilizado para uma série de atividades, alunos e professores estavam adaptados a ele. As aulas gravadas, no entanto, duraram pouco. “Isso foi por pouco tempo, para que o time de tecnologia preparasse o portal para o professor entrar ao vivo e ministrar com todos os alunos presentes, no mesmo horário das aulas presenciais”, explica Evaldo.
 
Há exceções, é claro. Dentre elas estão os cursos que exigem aulas práticas presenciais, como os da área de saúde, publicidade, jornalismo. Estas atividades ainda não voltaram totalmente, mas o diretor garante que, quando for possível, seguindo as determinações governamentais, elas serão realizadas com toda a segurança necessária. “Quando a gente voltar para essas atividades, vai voltar com integridade, preservando a saúde das pessoas, num ambiente de biossegurança muito bem preparado, e preservando principalmente as questões de proteção individual e coletiva”, garante.
 
Apesar das dificuldades iniciais, a adaptação ao online foi um sucesso, e a resposta dos alunos foi satisfatória. Evaldo lembra que a Unic já tinha, também, a experiência com o ensino à distância (EAD), que ajudou a democratizar o ensino superior e levá-lo a mais pessoas. “O EAD tem a mesma qualidade do presencial! Às vezes a gente percebe que as pessoas tem um olhar diferente para o EAD, mas não é isso”, garante o diretor. Segundo ele, a principal prova está na avaliação do Ministério da Saúde, que é feita da mesma forma para os cursos presenciais e à distância.
 
Para além da sala de aula
 
Pensando em formar profissionais completos, a Unic também não quis focar somente na sala de aula. Além do contato com os professores, atividades e avaliações, os estudantes têm à sua a disposição uma série de outras oportunidades, como uma biblioteca virtual (com todos os títulos da biblioteca física, e ainda outros), um portal de empregabilidade chamado ‘Canal Conecta’, um portal de cursos livres, uma plataforma de avaliação continuada chamada ‘Desafio Nota Máxima’, dentre outros.

“Tudo isso preparado pra que a gente possa proporcionar a melhor experiência de aprendizagem para os alunos. Toda essa estrutura preparada, com a utilização de diversos recursos tecnológicos, busca justamente não ter mais aquele ensino que é apenas o professor e o aluno em sala de aula. Além do professor e ele – que é muito importante – dá ao estudante, também, diversas outras fontes de consultas, outras plataformas”, garante Evaldo.
 
“Nós queremos que nossos alunos, após concluírem seus estudos conosco, sejam profissionais independentes, autônomos, críticos, proativos, que tenham iniciativa. Toda essa cadeia é pensada para que essas competências e habilidades, que são requisitos fundamentais para a empregabilidade, sejam bastante consolidados em todos os nossos estudantes”, completa.
 
Vestibular
 

Outra prioridade da instituição foi que o ingresso dos alunos não fosse prejudicado neste momento de isolamento social. Para isso, ampliaram o vestibular online, algo que já realizavam desde 2019. “É uma inovação tecnológica, em que o aluno vai fazer sua prova de vestibular, dentro de um período limitado, e com seus recursos de computador travados, como o control C, control V. Ele precisa de fato responder as questões. O uso dessa ferramenta, que já foi utilizada desde 2019, deixou a gente – lógico que ninguém estava prevendo uma pandemia – mas deixou a gente preparado para esse momento”, explica Evaldo.
 
O vestibular da Unic é realizado em vários períodos do ano, e neste momento a ferramenta online é destinada a todos os cursos. Para tentar uma das vagas, basta acessar as redes da instituição e se inscrever para as provas. “Não queríamos deixar as pessoas, por um momento de isolamento, se frustrar em buscar seu sonho de melhorar de vida”, finaliza Evaldo.

Serviço

Conheça mais sobre a Unic em seu SITE
Informações sobre o vestibular AQUI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet