Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

TECNOLOGIA

Plataforma digital criada em MT identifica famílias com direito à tarifa social de energia

Foto: Reprodução

Plataforma digital criada em MT identifica famílias com direito à tarifa social de energia
Uma ferramenta tecnológica está facilitando a vida dos usuários de energia e permitiu que mais de 200 mil famílias que tinham direito à Tarifa Social de Energia fossem identificadas e beneficiadas com o programa federal. A nova tecnologia foi desenvolvida para o governo do Piauí pela empresa mato-grossense LogLab Digital para reduzir a ociosidade do programa e ampliar a rede de atendimento.


Leia mais: 
Calendário de vencimento do Licenciamento Anual do veículo é prorrogado

Este serviço é uma das funções do SASC Integração, plataforma que integra os dados do CADÚnico do governo federal com toda a base social do Estado do Piauí. Assim, toda a rede de atendimento de serviço social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tem acesso aos dados das famílias em situação de vulnerabilidade, podendo acompanhar a destinação de benefícios, atualização cadastral e até mesmo fazer a chamada busca ativa para o encaminhamento correto às políticas públicas disponíveis.

Com relação à Tarifa Social de Energia, com o cruzamento de dados entre o CADÚnico e a concessionária local de energia, o Piauí conseguiu mais que dobrar o número de famílias atendidas e atingiu o índice de 76% de cobertura. "O Estado se tornou líder nacional no programa de Tarifa Social. Enquanto a média dos estados é de 40%, com o sistema conseguimos dobrar nosso cadastro neste que é segundo programa social mais importante do governo federal", explicou Flávio Marcos Neuenschwander, diretor-executivo Social Solution, empresa parceira da LogLab no Piauí.

Para o CEO da LogLab Digital, Antônio Fernando Ribeiro Pereira, a tecnologia é a principal ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Projetos como este que desenvolvemos no Piauí nos mostram que as soluções vão além da implantação de um programa. É preciso viabilizar o acesso e a tecnologia da informação é o único caminho para isso. Seja por meio do cruzamento de dados ou da otimização do gerenciamento, os serviços públicos precisam se modernizar para se tornarem mais eficientes".

Além do programa Tarifa Social, o SASC Integração conecta toda rede de assistência social nos 224 municípios do Piauí e agiliza o trabalho de quem está na ponta, fazendo o atendimento direto às famílias. Para o período de Pandemia, o sistema ampliou os canais de atendimento com a criação de uma página para cadastramento voluntário no site do governo, Chatbot via WhatsApp e um telefone 0800. "Fizemos isso para evitar que as pessoas precisem se deslocar até os CRAS para buscar um auxílio", explica Flávio Marcos.

Sobre a LogLab

Com sedes em Mato Grosso e Goiás, a LogLab Digital é uma empresa que analisa estrategicamente os dados e apresenta soluções para que estes sejam relevantes e organizados. A empresa é especializada em desenvolvimento da tecnologia da informação para serviços públicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet