Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Prefeitura recebe novos respiradores e terá 135 leitos de UTIS para pacientes com Covid-19

Da Redação - Fabiana Mendes

30 Jun 2020 - 10:57

Foto: Assessoria

Prefeitura recebe novos respiradores e terá 135 leitos de UTIS para pacientes com Covid-19
A Prefeitura de Cuiabá recebeu 40 novos respiradores que irão ser instalados no Hospital Municipal de Referência para tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Sendo assim, a Capital terá 135 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os aparelhos chegaram segunda-feira (29) e serão destinados à Saúde.

Leia mais:
Grávida de sete meses morre de coronavírus após cesariana de emergência

Além disso, outros 10 respirados serão encaminhados para fortalecer a estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, atendendo pacientes moderados para impedir o agravamento dos quadros e internação em UTI. Na semana passada, o Governo do Estado encaminhou à gestão municipal dez respiradores, conforme acordado no início deste mês. 

Nesta segunda-feira, o prefeito Emanuel Pinheiro conseguiu para a Capital mais 20 respiradores que serão destinados para o Hospital de Referência. Os equipamentos foram conquistados via interlocução do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto no Ministério da Saúde. No início deste mês, o parlamentar já havia trazido para Cuiabá outros 20 respiradores, resultando agora em um total de 40.

"O deputado já tinha conseguido e entregue 20 respiradores para UTIs e, agora, está trazendo mais 20. Isso possibilitará que nossa Capital amplifique o atendimento para salvar vidas da população mato-grossense. Vinte leitos vamos entregar nessa semana, dependemos apenas da chegada das bombas de infusão. Os outro 20, também estarão em funcionamento o mais breve possível", explica o prefeito.  

Atualmente, os 95 leitos de UTIs para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 estão distribuídos entre o Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro) e Hospital São Benedito. No primeiro, foram instalados, até o momento, 55 leitos. Já no segundo, o número chega a 40. Os novos respiradores foram para o Centro de Distribuição do Município, para ser patrimoniados, seguindo o protocolo de segurança. 

"Sabemos que o sistema de saúde da Capital é o responsável por atender uma demanda que abrange todo estado de Mato Grosso. Por isso, buscamos dar nossa parcela de contribuição, principalmente em um momento que exige a união de todos. Nos colocamos à disposição para continuar ajudando a população naquilo que for necessário", comenta o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto. 

O secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Possas de Carvalho, afirma que com essa medida, é possível evitar que o estado de saúde dos pacientes se agrave na espera por uma UTI. 

"Com os equipamentos recebidos do Estado, vamos reforçar a atenção secundária, evitando que as pessoas sejam transferidas já em estado gravíssimo para as unidades terciárias. Com essa estabilização, já nas UPAs e Policlínicas, talvez não seja necessário fazer a transferência para a UTI. Dá para reforçar o sistema imunológico da pessoa, melhorar a oxigenação e fazer com que o caso não progrida para a UTI", pontua Possas.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Dudu
    30 Jun 2020 às 13:33

    Falomesmo, você ainda tem dúvida?

  • Realista
    30 Jun 2020 às 13:05

    Não seria muito mais prático, eficiente e barato se a prefeitura liberasse os kits covid-19 para todos aqueles que precisarem de tratamento precoce? Se isso estivesse sendo feito ninguém morreria desta doença. A questão é que o respirador além de caríssimo só serve pra quem já tá com o pé na cova.

  • Degas
    30 Jun 2020 às 13:01

    E o bonitão tinha que aparecer na foto!!!Não faz nada mais que sua obrigação e faz mal feito.

  • Divina Carvalho
    30 Jun 2020 às 12:40

    Se tudo funcionar a contento, ainda faltam 10 dos 60 que ele falou que tinha inicialmente...

  • Falomesmo
    30 Jun 2020 às 12:25

    Será vdd ou mentira vindo dele kkkk

  • Marcio
    30 Jun 2020 às 12:16

    Uma cidade Capital como Cuiabá ter apenas essa quantidade de respiradores Públicos, para atender as demandas populacional da capital e do Estado e totalmente insuficiente ainda ! Pelo que vejo dessa crise precisávamos de um hospital de campanha com pelo menos 400 leitos a mais !

  • Dudu
    30 Jun 2020 às 11:36

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet