Olhar Direto

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Notícias / Ciência & Saúde

Cedic Cedilab oferece novo teste para diagnóstico de Covid-19

Da Assessoria

01 Jul 2020 - 15:40

Foto: Assessoria

Cedic Cedilab oferece novo teste para diagnóstico de Covid-19
O Cedic Cedilab lançou, neste mês, o exame de anticorpos totais (IgG + IgM), capaz de identificar quem teve contato com o coronavírus (Sars-Cov2) com maior sensibilidade em relação a outros testes disponíveis no mercado.

Leia mais:
Inteligência artificial se torna grande aliada no combate ao coronavírus

O novo exame de sorologia para Covid-19 é realizado por meio da coleta de sangue e detecta, de forma agrupada, os anticorpos de fase aguda da infecção (IgM) e de fase tardia (IgG), os chamados anticorpos totais.

A diretora médica do Cedic Cedilab e patologista, Natasha Slhessarenko, explica que o teste identifica a presença de anticorpos contra a Covid-19 após o 14º dia de início dos sintomas.

"O exame demonstra que o paciente teve contato com o Sars-Cov2 não pela presença do vírus, mas por conta dos anticorpos produzidos pelo organismo a partir do contato com ele", completa.

A resposta imunológica na Covid-19 é bastante heterogênea e as sorologias têm indicações específicas. Além disso, os períodos de realização dos exames devem ser seguidos à risca.

"Como os resultados negativos não excluem a presença da doença, se o paciente seguir com sintomas deve fazer um exame de biologia molecular (RT-PCR ou Sanger) ou repetir a sorologia após alguns dias. É sempre importante a interpretação desses exames por um médico", finaliza Natasha.

Serviço

Os exames estão disponíveis nas unidades Barão de Melgaço e Jardim das Américas, em Cuiabá, e na Clínica Vida, em Várzea Grande. Não é necessário agendamento ou pedido médico.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Bugre
    06 Jul 2020 às 16:54

    Desde sexta-feira pela manhã estou tentando agendamento na Cedic pelo whatsapp e não obtive resposta, liguei várias vezes e atendente disse que resposta somente quando eles manifestarem. Nestas horas é que você percebe que tipo de empresa existem no mercado, algumas como a citada são verdadeiras parasitas, não ligam para a vida.

  • Moacir
    02 Jul 2020 às 10:15

    É hora dos laboratórios ganharem dinheiro. Urubus sobrevoando a carniça.

  • Willian
    02 Jul 2020 às 10:00

    Plano de saúde não está cobrindo o exame?? Façam uma matéria mais completa, por gentileza.

  • Jan Aureo
    02 Jul 2020 às 08:03

    Só faltou o valor do exame.

  • Paolo
    01 Jul 2020 às 21:41

    É o mesmo que o INAQ faz ao custo de 250 reais.

  • Mário Fernando
    01 Jul 2020 às 17:58

    E quanto a cobrança indevida dos exames por parte desse laboratório?! Algo contra a determinação dos órgãos de saúde? Seria bom a reportagem também explicar qual o motivo dessa cobrança, mesmo já sendo obrigatório aos planos de saúde cobrirem tal exame.

  • T M P
    01 Jul 2020 às 17:40

    Só faltou o valor do teste.

Sitevip Internet