Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Depende de todos

Prefeito comemora ‘derrubada’ de lockdown mas alerta que pode voltar a fechar tudo se coronavírus avançar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeito comemora ‘derrubada’ de lockdown mas alerta que pode voltar a fechar tudo se coronavírus avançar
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que acatou recurso da Prefeitura de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá) e suspendeu o lockdown na cidade foi comemorada por José Carlos do Pátio. O gestor porém, fez questão de alertar a população para que respeite as medidas de isolamento, já que o fechamento pode virar realidade novamente.


Leia mais:
Dias Toffoli atende recurso da PGM e suspende lockdown em Rondonópolis
 
“Recorremos da decisão do tribunal e conseguimos ter êxito. O comércio hoje está aberto. É o que eu quero? Sim. Se vai continuar, eu não sei. Se piorar a pandemia, não sei. Eu prefiro escolher a vida. Queremos que a gente saia deste momento de dificuldade. Se não conseguir conter o avanço, [o remédio] é o isolamento social. Manter o equilíbrio entre a economia e a vida, é o nosso propósito”, disse o prefeito.
 
Zé do Pátio convocou a população para que ajude o município e faça sua parte com o isolamento social. “O problema é cultural. Todos precisamos nos unir ou comprometeremos a cidade. É um problema de todos, não só do prefeito. Se todo mundo tivesse a consciência e do isolamento social, não precisava nem do fechamento”.
 
“Fico triste que até pessoas próximas a mim não cumprem o isolamento. Mas também precisamos destacar que somos o município que, proporcionalmente, tem o maior número de recuperados. Dói no coração ter essa quantidade de mortes, mas estamos fazendo o possível”, finalizou Zé do Pátio.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (05.07), 21.081 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 821 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
 
Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19 estão Cuiabá (4.949), Várzea Grande (1.597), Rondonópolis (1.480), Sorriso (946), Lucas do Rio Verde (909),  Tangará da Serra (816), Primavera do Leste (803), Sinop (570), Nova Mutum (534), Pontes e Lacerda (476), Campo Verde (400), Cáceres (363), Confresa (330), Barra do Garças (270), Campo Novo do Parecis (267), Sapezal (253), Colíder (252), Querência (239), Matupá (223) e Peixoto de Azevedo (208).

Decisão

O decreto de lockdown foi publicado na semana passada e, mesmo sem a decisão de Toffoli, já seria encerrado neste final de semana uma vez que a portaria tinha vigência de apenas sete dias, apesar da possibilidade de prorrogação.

O documento atendia à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e tinha apenas duas páginas, estabelecendo que a Prefeitura irá considerar o decreto presidencial que estabelece quais atividades são consideradas essenciais, “ressalvado os termos da Decisão Judicial Monocrática que determinou as condições do lockdown, os demais dispositivos constantes no Decreto Municipal nº 9.480, de 16 de abril de 2020, permanecem inalterados”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet