Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DADOS SESP

Mato Grosso registra 241 assassinatos em quatro meses; redução de 9,7%

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mato Grosso registra 241 assassinatos em quatro meses; redução de 9,7%
Mato Grosso registrou 241 assassinatos no período de 10 março a 05 de julho de 2020. Isso significa uma redução de 9,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 267 homicídios. Os latrocínios (roubo seguido de morte) baixaram de 18 em 2019 para 6 casos neste ano.


Leia mais:
Médicos criam projeto para atender gratuitamente população com sintomas de Covid-19

Os dados da Superintendência do Observatório de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) também apontam que houve redução em roubo (40%), furto (35,3%), roubo seguido de morte (66,7%), lesão corporal (25,3%).  

Na avaliação do secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes, a redução dos índices criminais no estado ocorre devido ao trabalho ostensivo de monitoramento dos crimes que é realizado de forma semanal pelas forças de segurança pública antes e durante a pandemia.

“As ações e operações efetuadas pelas forças de segurança pública contribuiu para a redução da criminalidade. Essas ações estão aliadas a questão social de alguns municípios e acreditamos que isso contribui de forma significativa para a redução dos números, assim como atribuímos ao trabalho das instituições e de todos os profissionais de segurança pública”, enfatiza.

Ele também destaca que quando a segurança percebe o aumento significativo nos índices criminais, um plano é elaborado para conter a violência. “Quando há aumento dos números ou esses índices criminais fogem do padrão, de imediato é traçado um planejamento de ação ou operação com base em informações da inteligência, da qual tem o papel de diagnosticar o motivo do aumento dos crimes”.

O coronel Fortes ressalta ainda que as instituições de segurança pública tanto da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM-MT) e Politec continuam com as atividades e as ações integradas de segurança em todo o estado, tendo em vista que se trata de serviço essencial.

“Desde o início da gestão do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o trabalho de monitoramento dos índices tem sido feito de forma semanal, além da avaliação dos índices criminais por região integrada de Segurança Pública”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet