Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Informe Epidemiológico

Saúde em colapso: mais da metade dos internados com Covid-19 precisam de UTI em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Saúde em colapso: mais da metade dos internados com Covid-19 precisam de UTI em Cuiabá
Informe Epidemiológico sobre a Covid-19 elaborado pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), demonstra que entre os 513 casos que estavam internados, mais da metade (54,4%) ocupava leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (279). Os dados foram colhidos entre 14 de março a 04 de julho de 2020.


Leia mais:
Mortes por Covid-19 aumentaram 54% e Cuiabá registra em média 12 óbitos por dia

Entre os internados em enfermaria/isolamento (234), 24,4% (57) eram residentes em outros municípios e entre aqueles que ocupavam leitos de UTI, 26,9% (75) também não residiam na capital, ou seja, em média, 74% dos leitos foram ocupados por residentes em Cuiabá.

A busca por atendimento hospitalar reflete esses resultados tendo em vista que a capital detém o maior número de leitos (gerais e leitos de UTI) pactuados para atendimento a casos de Covid-19 no estado.

Ainda conforme o Informe Epidemiológico, cerca de 43% dos indivíduos internados não referiram comorbidades. Entre as mais freqüentes destacam-se hipertensão (396), cardiopatia (159), diabetes mellitus (220), pneumopatia (53), doença renal crônica (58) e neoplasia (26).

A Pasta ressalta que a inexistência de vacina para prevenir a infecção tão pouco medicamento antiviral específico para seu tratamento, torna a prevenção a melhor estratégia para o controle da doença.

Portanto, é fundamental que sejam seguidas as medidas de isolamento social e do uso de máscara em locais públicos. Além disso, é necessário intensificar os cuidados de higiene pessoal, como lavar as mãos frequentemente, e evitar aglomerações, como eventos festivos, reuniões em bares e outros.
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet