Olhar Direto

Notícias / Política MT

'Vetos demonstram que Bolsonaro quer a destruição dos povos indígenas', diz Rosa Neide

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

09 Jul 2020 - 07:30

Foto: Assessoria

'Vetos demonstram que Bolsonaro quer a destruição dos povos indígenas', diz Rosa Neide
“O extermínio do PL foi maior do que aquele que a colonização fez. É a demonstração clara que o governo Bolsonaro quer a destruição dos povos indígenas, quilombolas e tradicionais”. Foi como reagiu a deputada federal Professora Rosa Neide (PT), aos vetos efetuados pelo presidente da República em artigos do PL 1142/2020, de sua autoria, que prevê medidas para atendimento e prevenção da Covid-19 a essas populações.

Leia também
Deputado diz que pandemia pode gerar "genocídio" nas aldeias de Mato Grosso

 
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, a lei com medidas de proteção a povos indígenas durante a pandemia do coronavírus. Entre os vetos publicados na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), estão a obrigação de o governo fornecer água potável, higiene e leitos hospitalares a indígenas.
 
O texto que determina que povos indígenas, quilombolas são grupo em extrema situação de vulnerabilidade havia sido aprovado pelo Senado em 16 de junho.
 
De acordo com Rosa Neide, “a luta agora será para derrubar os vetos no Congresso Nacional”.
 
Os trechos vetados preveem:

– Que o governo seja obrigado a fornecer aos povos indígenas “acesso à água potável” e “distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias”;
 
– Que o governo seja obrigado a liberar verba emergencial para a saúde indígena e para a União;
 
– Que o governo execute ações para garantir aos povos indígenas e quilombolas “a oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva”, e que a União seja obrigada a comprar “ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea”;
 
– Que o governo seja obrigado a facilitar aos indígenas e quilombolas o acesso ao auxílio emergencial.
 
– Instalação de internet nas aldeias e distribuição de cestas básicas;
 
Em justificativa dos vetos, o Poder Executivo alegou que o texto aprovado pelo Congresso criava despesa obrigatória sem demonstrar o “respectivo impacto orçamentário e financeiro, o que seria inconstitucional”.
 

25 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Reginaldo
    09 Jul 2020 às 15:45

    Sempre atrasada, sempre criticando, sempre acusando... Por favor cidadã, que tal variar um pouco e tentar se esforçar para fazer parte da SOLUÇÃO ao invés de promover o caos.

  • Ila
    09 Jul 2020 às 13:12

    Eu não entendo o por que votaram nessa mulher! Pra mim é mais um 0 a esquerda!

  • Carlos
    09 Jul 2020 às 12:49

    Sobre merenda escolar, material didático, etc. a senhora não quer falar agora ou quer deixar pra outra oportunidade.

  • Fernando
    09 Jul 2020 às 12:49

    Dar preferência em UTI para índios e quilombolas... e o restante da população, como fica? Não seria mais produtivo lutar pela melhora geral dos atendimentos hospitalares, com as quais poderiam atender melhor todos os brasileiros, independente de qualquer grupo?

  • joão roberto müller
    09 Jul 2020 às 12:11

    Sra Deputada a senhora falar de esterminio dos povos indigenas , Sra tem que lembrar dos governos anterior por que deixaram sucatear as aeronaves da Funai de assistencia a os povos indígenas ou era excesso de cuidados!

  • Chico Bento
    09 Jul 2020 às 11:43

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • marcia
    09 Jul 2020 às 11:33

    o que os indios faziam ou fazem com o dinheiro que eles cobram de pedagio?

  • Aretana Arruda Campos
    09 Jul 2020 às 11:18

    Petistas estão nesse chororô porque perderam as tetas, foram impedidos de continuar roubando. Petista defende os índios que roubam e é contra os índios que vivem honestamente ou seja, são cotra a maioria dos índios e defendem uma minoria de silvícolas ladrões.

  • ROSINO BOMFIM
    09 Jul 2020 às 11:04

    OS MAIORES INVASORES DE TERRAS INDIGENAS É O MST !!!! QUE SÃO OS DEFENDIDOS PELO PT.

  • Milton Vizini Corrêa Júnior
    09 Jul 2020 às 10:19

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet