Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

confronto

Grupo invade terras indígenas e Funai é recebida a tiros; MST nega participação

Foto: Junior Silgueiro / Secom MT

Aldeia em Campo Novo do Parecis

Aldeia em Campo Novo do Parecis

Um grupo invadiu terras indígenas na aldeia Ponte de Pedra, a cerca de 75 quilômetros de Campo Novo do Parecis (389km de Cuiabá) na última terça-feira (7). Integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) chegaram a ir até o local, mas foram recebidos a tiros.


Leia também:
'Vetos demonstram que Bolsonaro quer a destruição dos povos indígenas', diz Rosa Neide

Alguns veículos de imprensa chegaram a afirmar que os responsáveis pela invasão eram do Movimento Sem Terra. A organização social, no entanto, negou a participação, e disse que não estão no município onde o fato ocorreu. “Ressaltamos que as terras ocupadas pelo MST são latifúndios que não cumprem com sua função social, como prevê a Constituição Federal”, explicaram, por meio de nota.

“Reafirmamos nosso compromisso com a luta e a defesa da demarcação das terras indígenas bem como a defesa dos povos e territórios já demarcados, sabemos bem que esta tentativa de nos criminalizar é fruto da grande ofensiva orquestrada pelo agronegócio e abonada pelo estado e governo federal, que tenta a todo custo por meio de emendas, decretos e jogadas políticas, extinguir direitos e territórios conquistados a duras penas com o sangue indígena e sem terra”, completou o MST.

Segundo o site local, Portal Campo Novo, o delegado da cidade, Herbert Yuri, acionou a Polícia Federal, que deverá comandar a situação e tentar encontrar uma solução.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet