Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Central de Regulação

Líder de Emanuel na Câmara pede CPI para apurar falta de leitos em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino

Líder de Emanuel na Câmara pede CPI para apurar falta de leitos em Cuiabá
Preocupado com a situação de pacientes sem leitos em enfermarias e UTIs nos hospitais, policlínicas e UPAs, em Cuiabá, após denúncias de oferta em alguns hospitais, o vereador Luis Claudio (Progressistas), líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara Municipal, protocolou o pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Central de Regulação, para apurar irregularidades no atendimento a pacientes durante este período de pandemia, causado pelo novo Coronavírus.

 
Leia também
Com voto contra do relator, CPI pede afastamento e cassação de Emanuel Pinheiro

 
“A CPI da Central de Regulação tem como objetivo investigar o protocolo de atendimento, liberação e quantidade de leitos disponíveis a pacientes da Covid-19, em leitos de enfermarias e UTI`s no âmbito municipal de Cuiabá”, destaca Luis Claudio.
 
De acordo com o requerimento, as denúncias relatam que os médicos das policlínicas municipais não estão realizando exames para diagnosticar a gravidade do avanço da Covid-19 em cada paciente. Apenas determinando que, após o resultado positivo para a contaminação do vírus, o paciente fique em isolamento em casa, sendo medicado com paracetamol e nimesulida, sendo avaliada a gravidade somente se houver dificuldade em respirar.
 
Constam no documento também relatos de pessoas que chegaram a Policlínica do Verdão já apresentando sintomas graves e não foram encaminhadas a nenhum hospital, ocasionando óbito dos pacientes.
 
“Desta forma, o intuito da instauração da CPI é avaliar os protocolos de atendimento que estão sendo seguidos nas policlínicas, UPA`s e hospitais, para pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, sendo eles graves ou não. Bem como a disponibilidade dos leitos de UTI na capital, conforme as denúncias recebidas, como também noticiadas na mídia local”, explicou o vereador.
 
Por entender que a equipe multidisciplinar pertence a Central de Regulação, seja ela do município de Cuiabá ou do Estado de Mato Grosso, sendo responsável pelo fluxo interno de atendimento, bem como a que define as medidas a serem tomadas pelos casos suspeitos novo Coronavírus, a CPI solicitará informações e dados concretos sobre o protoloco e encaminhamento utilizado no atendimento dos casos relacionados a Covid-19.
 
O pedido já foi protocolado, nesta quinta-feira (09) com nove assinaturas, número suficiente que o regimento interno da Câmara Municipal de Cuiabá impõe.
 
A CPI deverá ter duração de 120 dias, podendo ser prorrogado. A matéria deve entrar em pauta na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, marcada para terça-feira (14).
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet