Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

ATENDIMENTO PRIMÁRIO

Deputado diz que Central na Arena vai gerar aglomeração e pede “tendas” em todo o Estado

Foto: Reprodução

Deputado diz que Central na Arena vai gerar aglomeração e pede “tendas” em todo o Estado
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que é médico sanitarista, criticou o formato adotado pelo Governo do Estado para a instalação do Centro de Triagem da Covid-19, que estará localizado na Arena Pantanal, em Cuiabá. Segundo o petista, a concentração do espaço em um único lugar irá provocar aglomeração de pessoas. Para ele, é necessário instalar “tendas” com a mesma finalidade em pontos estratégicos de todo o Estado.

 
Leia mais:
Arena Pantanal será usada como posto de triagem e terá testes a partir da próxima semana
 
“É preciso disponibilizar equipes por região. Na Praça do Pedra 90, por exemplo, instalar uma tenda como essa, no CPA II, no Cristo Rei, na Praça Ipiranga, para facilitar o acesso da população. Esse Centro de Triagem vai ser mais um fato de aglomeração, tem que distribuir esses profissionais em todos os municípios que estão com alta incidência de Covid-19. A impressão que passa é que só precisa dizer que está fazendo para gravar um vídeo e colocar no Instagram e dizer que está cumprindo o seu dever, quando não está”, criticou Lúdio Cabral.
 
O Centro de Triagem da Covid-19 entrará em funcionamento nos próximos dias e contará com equipes médicas para atendimento e avaliação das pessoas com sintomas do coronavírus que buscarem tratamento. O atendimento aos casos graves, como falta de ar e febre persistente, continua nas unidades municipais, que são a porta de entrada da rede de saúde pública.
 
O objetivo com a abertura do Centro de Triagem é facilitar o acesso e possibilitar a detecção e o tratamento precoce do coronavírus em adultos. Segundo o Estado, a ideia é evitar o agravamento da doença em pessoas que, inicialmente, apresentem sintomas leves da síndrome respiratória e, com isso, diminuir os impactos na rede de saúde pública, com a necessidade de internação em leitos hospitalares, principalmente, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
 
“A tenda na Arena é importante, mas não é apenas lá. Eu sugeri isso a um mês por meio de uma carta aberta ao governador do Estado e a todos os chefes dos Poderes. Se eu puder ajudar: quarentena obrigatória, mobilização da atenção primária, oxímetro de pulso na mão de cada agente, carro de som avisando a população que os profissionais estarão atendendo, encaminhamento dos casos mais graves, medicamentos disponíveis logo no início dos sintomas, se o médico que realizar os exames julgar necessário... É isso que vai nos permitir frear essa tragédia”, pontuou o deputado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet