Olhar Direto

Notícias / Política MT

Oposição tenta trazer Gilberto Figueiredo para votar em CPI; líder de Emanuel diz que hipótese é absurda

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

15 Jul 2020 - 11:20

Foto: Assessoria

Oposição tenta trazer Gilberto Figueiredo para votar em CPI; líder de Emanuel diz que hipótese é absurda
Os vereadores que fazem oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entraram em contato com o vereador licenciado e hoje secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), e aguardam resposta de seu possível retorno ao Legislativo municipal por um único dia para votar a favor do relatório aprovado na CPI que pede o afastamento imediato do chefe do Executivo do cargo. Para o líder do Governo na Câmara, vereador Luís Claudio (Progressistas), a hipótese é absurda, pelo fato de o parlamentar afastado estar comandado uma pasta que está na linha de frente do combate ao coronavírus em todo o Estado.

Leia mais
Misael encaminha relatório da CPI à Procuradoria da Câmara: 'assim que devolverem vai ser votado'

 
Em entrevista ao Olhar Direto, o vereador Felipe Wellaton (Cidadania), um dos principais oposiocinista do prefeito na Câmara, disse que o grupo de oposição pretende jogar a responsabilidade do voto para cada parlamentar, independente de que lado ele está, mas como aconteceu no dia em que ocorreu a cassação do também vereador oposicionista Abílio Junior (PODE), já comunicaram o secretário, que está afastado e pode, se assim desejar, retornar para o lugar do suplente em exercício Adilson Levante (PSB), que compõe a base de sustentação do prefeito.
 
“Na votação da cassação do vereador Abílio, o Gilberto retornou à Câmara por um dia e estava presente. Nós contamos com ele neste momento, já o comunicamos e estamos aguardando o seu posicionamento. Sabemos de sua responsabilidade como secretário, mas ele tem o seu direito e também tem um compromisso com Cuiabá. Cada vereador vota com sua consciência e a população está vendo isso”, disse o parlamentar.
 
Em resposta a reportagem, o vereador Luís Claudio (Progressistas), líder do prefeito Emanuel Pinheiro na Câmara, classificou o possível retorno do secretário como um absurdo, por ele estar comandando atualmente a pasta mais importante do Governo do Estado, que está tendo muito trabalho e lida com mortes diárias por causa da pandemia do novo coronavírus.
 
“Se o Gilberto sair do combate a pandemia para uma disputa no campo político e vir votar em um relatório inconsistente como o que foiaprovado, é o fim do mundo. Se acontecer isso ele tem que deixar de ser secretário”, rebateu.
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro por possível recebimento de propina paga pelo governador Silval Barbosa quando o gestor ainda era deputado estadual votou pelo afastamento do prefeito por 180 dias e pela criação de uma comissão processante que pode resultar na cassação do mandato em definitivo.
 
A votação foi na última sexta-feira (10) e o resultado ficou em dois votos a favor do afastamento do prefeito, dos vereadores Marcelo Bussiki (DEM) e Sargento Joelson (SD), conta um voto contrário de Toninho de Souza (PSDB), que é da base de Emanuel Pinheiro e relator da comissão.
 
Nesta terça-feira (14), o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PTB), alegando a ‘necessidade de garantir a legalidade no processo’, encaminhou o relatório da CPI à procuradoria da casa de leis. Ele também disse que só irá colocar a questão em votação no plenário assim que receber o parecer.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • PAGADOR DE IMPOSTOS SEM RETORNO
    15 Jul 2020 às 14:24

    SE QUER OCUPAR CARGO PÚBLICO TEM QUE SER TRANSPARENTE MESMO TEMOS QUE AVANÇAR POIS PAGAMOS ALTÍSSIMOS IMPOSTOS E NÃO TEMOS RETORNO , ATÉ AGORA NÃO BAIXARAM OS IMPOSTOS E O IPTU E NEM PRORROGARAM COMO VAMOS PAGAR COM TUDO FECHADO ?? E TA CORRENDO JUROS , VEREADORES E DEPUTADOS ESTAMOS ESPERANDO BAIXAR OS IMPOSTOS

  • Eleitor
    15 Jul 2020 às 13:47

    Espero que consiga traze lo e em definitivo porque talvez aqui ele seja mais útil porque como secretário de saúde ele apenas sabe fazer previsão do caos e jogar a culpa na população. Portanto, espero que consiga traze lo e deixa lo em definitivo fora da secretaria de saúde porque este homem é uma negação como secretário.

Sitevip Internet