Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

subiu a temperatura

Emanuelzinho cobra 'promessa' de mil leitos de UTIs do governo e Carvalho rebate: sem fundamento

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuelzinho cobra 'promessa' de mil leitos de UTIs do governo e Carvalho rebate: sem fundamento
O deputado federal Emanuelzinho (PTB) deixou o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (DEM) irritado ao comentar, em entrevista ao Programa Opinião, da TV Pantanal, nesta terça-feira (13), que o governador Mauro Mendes (DEM) havia prometido criar mil leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) para o tratamento exclusivo do Covid-19 no Estado. Segundo Carvalho, Emanuelzinho não disse a verdade.

 
Leia também
Governador critica Emanuel Pinheiro em rede nacional por não abrir leitos de UTI

 
De acordo com o parlamentar, o governador prometeu os leitos durante uma live transmitida pela Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) no mês de abril. “Não que devemos responsabilizá-lo totalmente, mas como a maior autoridade do nosso Estado disse que haveria em Mato Grosso mil UTIs. Você pode pegar na imprensa, nos sites está lá que haveria mil leitos de UTIs”, disse o deputado em entrevista nesta terça-feira (13).
 
Em resposta encaminhada à imprensa, o secretário Mauro Carvalho subiu o tom, afirmando que o Governo jamais prometeu a construção de mil UTIs e pediu para que o parlamentar se informe melhor antes de dizer inverdades.
 
"Primeiro que nem o governador nem ninguém do Governo prometeu mil UTIs. As entrevistas são públicas e podem ser consultadas por qualquer cidadão. O que sempre enfatizamos é que o Estado está trabalhando incansavelmente para estruturar a rede pública de Mato Grosso para contarmos com mais de mil leitos, somando enfermarias e UTIs. E quando falamos de rede pública, falamos dos leitos disponibilizados pelo Estado e pelas prefeituras", explicou o secretário, que também alfinetou o pai do deputado, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB).
 
“Enquanto o Estado trabalha dia e noite para viabilizar essas UTIs, outros tiram o tempo para propagar acusações sem fundamento. Sugiro que o deputado ajude Cuiabá a criar UTIs novas... A Prefeitura de Cuiabá, que havia prometido criar 20 novas UTIs, não entregou nenhuma. Até anunciou a entrega no início da semana, mas nenhuma UTI até agora foi disponibilizada à regulação. Por enquanto, só remanejou as UTIs de outras especialidades e transformou em UTIs covid. Espero que essas UTIs sejam de fato entregues, porque a população está precisando com urgência de mais ação prática e menos anúncio vazio”, rebateu.
 
O secretário também informou que o Governo do Estado já criou e pactuou um total de 526 novos leitos para os pacientes de covid-19 desde março, sendo 159 UTIs e 367 enfermarias. No total, a rede pública de Mato Grosso (Estado e municípios) hoje conta com 929 leitos: 669 de enfermaria e 260 UTIs.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet