Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Risco de contágio

Reabertura do comércio tem movimento intenso e flagra de pessoas ainda sem máscaras; fotos e vídeos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Reabertura do comércio tem movimento intenso e flagra de pessoas ainda sem máscaras;  fotos e vídeos
A reabertura de todo o comércio em Cuiabá, na última segunda-feira (27), trouxe um movimento intenso no Centro da Capital. Ainda em meio ao avanço da pandemia, o governador Mauro Mendes (DEM) impôs que até os serviço não essenciais abrissem as portas, o que foi seguido pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Olhar Direto esteve nas ruas e voltou a flagrar pessoas sem máscaras, usando-as de maneira incorreta e aglomeradas.


Leia mais:
Emanuel estabelece horário de funcionamento do comércio e retoma toque de recolher em Cuiabá
 
O repórter fotográfico do Olhar Direto, Rogério Florentino, esteve nas ruas do Centro de Cuiabá e flagrou um movimento bastante intenso de pessoas nas ruas. Ao que parece, a recomendação para que as pessoas só saiam para o essencial não está sendo seguida por parte da população.

Também foi possível flagrar pessoas sem máscaras ou usando-as no queixo, o que não contribui em nada para a proteção contra o novo coronavírus. Algumas delas, abaixavam o equipamento para comer ou tomar algum líquido em meio a várias pessoas, colocando-se em risco de contaminação.

 

Nas lojas, praticamente todos os funcionários estavam utilizando equipamentos de proteção e adotando as medidas de higienização. Porém, os comerciantes de rua  eram outros que usavam as máscaras de forma incorreta, por vezes até retirando-as totalmente.
 
Com o movimento intenso, também era praticamente impossível manter o distanciamento entre as pessoas. Em algumas lojas, várias pessoas se amontoavam em corredores. A situação era a mesma nas pequenas calçadas do Centro, que tem por característica serem mais curtas.
 
Muitas pessoas inclusive abaixavam as máscaras para se comunicar com as outras, tirando todo o sentido de fazer o uso do equipamento de proteção.

 

Até o fim da última segunda-feira (27), Cuiabá contava com 10.031 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 497 óbitos por conta da doença, segundo dados da prefeitura da cidade.



Regras
 
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta segunda-feira (27) quais serão as regras para a retomada das atividades econômicas na Capital. Conforme o chefe do Executivo Municipal, o novo decreto disciplina o funcionamento do comércio e dos serviços em Cuiabá, com restrições de horário que visam pulverizar a circulação de pessoas. Além disso, o toque de recolher noturno volta a valer nesta terça-feira (28).
 
De acordo com o prefeito, as medidas previstas no novo decreto serão revisadas paulatinamente a cada sete dias e, conforme o avanço da Covid-19, novas regras poderão ser editadas para flexibilizar ainda mais o funcionamento das atividades ou, inclusive, para voltar a restringi-las.

Pelo Decreto 8.020, supermercados, farmácias e postos de combustível não terão restrição de horário de funcionamento. Já as demais atividades econômicas do comércio em geral, varejista e atacadista, exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 09h às 17h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
O Shopping Popular de Cuiabá poderá funcionar de segunda à sábado, das 09h:00min às 17h:00min, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades de prestação de serviços em geral exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 08h às 16h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As lojas de conveniência localizadas em postos de combustível, bem como as distribuidores de bebidas, funcionarão de segunda-feira à sábado das 12h às 21h, vedado o consumo no local bem como o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As academias de musculação, ginástica, natação e congêneres poderão funcionar de segunda à sábado das 06h às 12h e das 16h às 21h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades econômicas de comércio varejista nos shopping centers poderão retomar as suas atividades observado o horário de atendimento ao público de segunda à sábado das 11h às 21h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades econômicas de bares e restaurantes e congêneres, inclusive aqueles que atuam dentro dos shopping centers, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda à sábado, das 11h às 21h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades econômicas de lanchonetes, padarias, açougues, sorveterias, cafeterias e congêneres, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda a domingo das 06h30min às 19h.
 
Os salões de beleza, barbearias e congêneres, realizarão suas atividades com observância do horário de atendimento ao público de segunda à sábado, das 10h às 20h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
O toque de recolher que será retomado nesta terça-feira valerá até o dia 12 de agosto e irá restringir a circulação de pessoas das 22h até às 05h. O prefeito também afirmou que está autorizado o funcionamento de 100% da frota do transporte coletivo.

Confira os vídeos abaixo:













Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet